Estudantes do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram capacitados para o voluntariado na iniciativa “Recicla, Galera”. As ações, que ocorrem durante o 56º Festival Folclórico de Parintins (localizado a 369 quilômetros de Manaus), promove a realização de um Festival mais sustentável, por meio da destinação correta de resíduos.
O projeto é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Coca-Cola Brasil. A participação de voluntários no “Recicla, Galera” é voltada a estimular atividades de educação ambiental, para mobilizar moradores e visitantes da ilha para o descarte correto dos materiais recicláveis nos ecopontos da campanha.
“O ‘Recicla, Galera’ deste ano pretende ampliar a mobilização do projeto e demonstrar a relevância da sustentabilidade como tripé do Festival. Os voluntários são peças fundamentais para que isso aconteça. Queremos trazer uma experiência ambiental participativa para todos: moradores, brincantes e o comércio”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
Entre os voluntários, estão estudantes dos cursos de Direito, Técnico e Geografia, como João Vinicius Silva Nunes, estudante do 3° período, na Universidade do Estado do Amazonas. Ele ressalta a mudança de hábito que a campanha pode causar nos moradores de Parintins e nos visitantes. “Além de divulgar a cultura dos nossos bois, podemos ajudar na conscientização da nossa população em preservar o meio ambiente”, comentou.
Recicla, Galera
O “Recicla, Galera” é o grande projeto de sustentabilidade realizado durante o Festival Folclórico de Parintins. Neste ano, será a segunda edição da iniciativa, que reúne diversas frentes de trabalho voltadas à gestão de resíduos recicláveis, fortalecimento e geração de renda para a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), bem como ações de educação ambiental e voluntariado.
A execução operacional da campanha ocorre por meio da Impact Hub Manaus. Além da Sema e da Ascalpin, o projeto também conta com a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Participam ainda a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), a empresa Tereos Brasil e a Solar Coca-Cola.
Competição entre os bumbás
Além da tradicional competição entre o Caprichoso e o Garantido, o projeto promoverá uma outra disputa, desta vez, entre os itens 19 dos bois. O bumbá da galera que mais destinar corretamente resíduos para a reciclagem, durante os três dias de festa, ganhará R$ 20 mil para investir em ações de sustentabilidade na agremiação, além do título de Campeão Sustentável do 56º Festival Folclórico de Parintins.
Ecopontos
Fora do Bumbódromo, avenidas e espaços turísticos de Parintins vão receber 28 ecopontos. Distribuídas por diversas zonas da cidade, as estruturas vão funcionar como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de recicláveis, para dar suporte à coleta de resíduos gerados em bares, restaurantes e festas paralelas ao longo da semana.
Espaço sustentável
Neste ano, a população poderá acompanhar e até fazer parte do processo de triagem no Espaço Sustentável “Recicla, Galera”, uma estrutura que unirá a gestão prática e interativa dos resíduos coletados e ações voltadas à educação ambiental. No local, os torcedores poderão acompanhar a pesagem e a contagem da disputa entre as galeras em tempo real. O Espaço ficará na Praça da Liberdade, localizada na Rua Governador Leopoldo Neves, de 26 de junho a 3 de julho, das 8h às 17h.
*Com informações da assessoria