A operação “Vaga Legal”, do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), foi responsável por 41 autuações e oito remoções no centro de Manaus, nesta quarta-feira (21). A ação, em parceria com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), ocorreu com o objetivo de ordenar o trânsito e melhorar o fluxo de veículos.
A “Vaga Legal” resultou em cinco motos e três carros removidos, além de 41 autuações por estacionamento irregular. A fiscalização esteve presente em diversas ruas do bairro.
O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda, explica que como o centro é um “polo gerador de comércio, acaba atraindo muitas pessoas que precisam de estacionamento”.
“O estacionamento rotativo veio regulamentar para que haja mais rotatividade e que as pessoas não fiquem o dia todo na mesma vaga, prejudicando, inclusive, o comércio. A nossa função aqui é fiscalizar para saber se as pessoas estão cumprindo as regras do estacionamento desta região da cidade”, argumenta Leda.
A administração pública reforça que a operação “Vaga Legal” acontece de forma recorrente e, na avaliação da Prefeitura, vem obtendo êxito no sentido de orientar motoristas sobre a importância de respeitar o espaço público destinado ao estacionamento de veículos.
“Felizmente, a maior parte dos motoristas utiliza corretamente as vagas de estacionamento. No entanto, ainda há uma minoria que não respeita, por isso, o IMMU está fiscalizando e a Ageman está verificando a qualidade do serviço. Esta parceria é muito positiva”, afirma Elson Andrade, diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus.
*Com informações da assessoria