Pelo segundo ano consecutivo, a vice-reitora da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Ivana Mânica da Cruz, integra a lista dos cientistas mais influentes do mundo pelo ranking anual World’s Top 2% Scientist List.
A classificação, elaborada pela Universidade de Stanford, em parceria com a editora científica Elsevier, está em sua sexta edição em 2025 e avalia milhões de cientistas de todas as áreas do conhecimento a partir de rigorosos indicadores bibliométricos.
A lista é composta tendo em vista a atuação dos autores por meio de registros do Scopus, um dos mais importantes bancos de dados mundiais de resumos e citações científicas revisadas por pares, com mais de 85 milhões de publicações editadas por mais de 7 mil editoras.
“Estar entre os 2% dos pesquisadores mais influentes do mundo significa que os nossos estudos estão sendo lidos, estão sendo valorizados nas universidades nacionais e internacionais. E grande parte desse mérito está justamente associado às pesquisas que eu tenho desenvolvido com o doutor Euler Ribeiro aqui no Amazonas, especialmente com a Dieta Amazônica”, disse a vice-reitora.
Carreira na ciência
Bióloga, Mestre e Doutora em Genética e Biologia Molecular, com pós-doutorado em Demografia e Biologia do Envelhecimento pela Universidade da Califórnia, Ivana da Cruz é pesquisadora de produtividade científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Reconhecida por sua expressiva produção acadêmica, soma mais de 300 artigos publicados e atua em programas de mestrado e doutorado, consolidando sua trajetória como uma das principais vozes da ciência brasileira na área do envelhecimento.
Em colaboração com o reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, Ivana implementou pesquisas pioneiras sobre o envelhecimento da população idosa da floresta e sobre a Dieta Amazônica, em parceria com instituições e pesquisadores nacionais e internacionais.
Atualmente, está à frente de projetos inovadores que integram biologia, saúde e qualidade de vida, promovendo avanços na compreensão e no cuidado com a longevidade.