Manacapuru – Um extenso incêndio atingiu uma vasta área de floresta na estrada Manuel Urbano, no km 2, localizado no município de Manacapuru, Amazonas. O incidente ocorreu durante a noite de segunda-feira (24) e uma densa nuvem de fumaça se espalhou pela cidade durante a madrugada e a manhã desta terça-feira (25).
O fogo se alastrou por uma área de mata situada entre os bairros Morada do Sol e Manacá. O incêndio teve início por volta das 18h20, mas só foi controlado cerca de duas horas depois, felizmente, sem deixar feridos.
A Secretaria de Meio Ambiente do município agiu prontamente após o alerta do incêndio, enviando brigadistas para conter as chamas. Até o momento, não há informações sobre a causa do início do incêndio.
Devido à localização do incêndio ser em uma área de invasão, a Secretaria suspeita que algum ocupante possa ter provocado o fogo intencionalmente para limpar o terreno.
Área de Manacapuru já é invadida há anos
Em 2013 o repórter fotográfico Ricardo Oliveira, foi mantido refém por um grupo de indígenas que invadiu terras no KM-4 da rodovia AM-070. Ele chegou ao local para uma reportagem sobre a invasão da área e um grupo se revoltou com a presença dele e de outros repórteres.
Ricardo acabou refém e foi levado para o interior de uma casa localizada na área do conflito. Ele só foi liberado horas depois. As terras invadidas pelos indígenas são propriedade particular, destinadas à atividade agrícola. “Há índios e não índios, espalhados por uma área enorme, com grandes áreas sendo devastadas. Passei por duas barreiras e fui ameaçado de tudo quanto é jeito”, afirma o fotógrafo a época para um portal local.
Ricardo ganhou diversos prêmios na profissão. A entrada do local onde será localizado o futuro campus da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) fica localizado a nove quilômetros dali, na mesma rodovia.
Leia mais: Programa ‘Detran Cidadão no Interior’ promove ações em Codajás