AMAZONAS – A vazante histórica que afeta o Amazonas provocou uma cena triste nesta terça-feira (26). A morte de centenas e centenas de peixes entulhados na Reserva de Desenvolvimento Lago do Piranha, em Manacapuru (a 68 quilômetros a oeste de Manaus).
Leia mais: Em Iranduba, Corpo de Bombeiros monta força-tarefa para combater incêndio em área de mata
Os peixes do Solimões morreram por falta de oxigênio na água. O Amazonas está em situação de emergência ambiental. Ao todo, 40 municípios em situação crítica de alerta e 15 em emergência. Outros 5 municípios estão em atenção e apenas 2 seguem na normalidade.
No último dia 12 de setembro, o governador Wilson Lima assinou o decreto de Situação de Emergência Ambiental em municípios das regiões Sul do Amazonas e Metropolitana de Manaus. Ele também apresentou o plano de ação da Operação Estiagem 2023, envolvendo 30 órgãos da administração direta e indireta do Governo do Amazonas, com o recurso estimado em R$ 100 milhões em ações.
Entre as medidas que já estão sendo tomadas estão o apoio às famílias afetadas em áreas como saúde e abastecimento de água, bem como na distribuição de cestas básicas, kits de higiene pessoal, renegociação de dívidas e fomento para produtores rurais.
Segundo levantamento realizado pela Defesa Civil do Amazonas, por meio do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), e divulgado nesta terça, 15 municípios das calhas do Alto Solimões, Juruá e Médio Solimões estão em situação de emergência. Outros 40 estão em estado de alerta e cinco em atenção.
Ainda segundo a Defesa Civil do Estado, a previsão é que, devido a influência do fenômeno climático El Niño, que inibe formação de nuvens de chuva, a estiagem deste ano seja prolongada e mais intensa se comparada a anos anteriores, podendo ultrapassar 50 o número de municípios afetados.
Municípios em Normalidade – 02
Calha do Médio Amazonas: Presidente Figueiredo.
Calha do Madeira: Apuf.
Municípios em Atenção – 05
Calha do Purus: Lábrea, Canutama.
Calha do Negro: São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos.
Municípios em Alerta – 40
Calha do Baixo Solimões: Anama, Anori, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Codajás, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri.
Calha do Negro: Manaus, Novo Airão.
Calha do Purus: Boca do Acre, Pauini, Tapava, Beruri, Calha do Madeira: Humaitá, Manicoré, Novo Aripuans, Nova O linda do Norte, Borba.
Calha do Juruá: Guajará, Carauari, Juruá.
Calha do Alto Solimões: Tabatinga.
Calha do Médio Solimões: Alvarães, Fonte Boa, Japura.
Calha do Baixo Amazonas: Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, Urucará, São Sebastião do Uatuma, Parintins, Maués.
Calha do Médio Amazonas: Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Silves, Itapiranga, Urucurituba, Autazes.
Municiplos em Emergência- 15
Calha do Alto Solimões: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Amatura, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tonantins.
Calha do Jurua: Envira, Itamarati, Eirunepé, pixuna
Calha do Médio Solimões: Teté, Coari, Jutai, Maraa, Uarini.
Veja: