Manaus (AM) – O Governador do Amazonas, Wilson Lima, recebeu a Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, na manhã desta sexta-feira (14), na sede do Governo Estadual, para anunciar a construção da Casa da Mulher Brasileira, na capital amazonense.
Na ocasião, a deputada Alessandra Campêlo ressaltou a importância da implementação da Casa da Mulher em Manaus.
“Quero dizer que a Casa da Mulher Brasileira é um sonho e que com esse novo governo federal, com o aumento e o retorno das políticas públicas de garantia dos direitos das mulheres, que foram esvaziadas nos últimos quatro anos em todo o Brasil, agora, pós-pandemia, tenho certeza que essa Casa vai sair, ela é muito necessária”, acentuou Campêlo.
A Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, explicou como funciona a instituição na prática.
“Temos 7 capitais que já contam com a Casa da Mulher, nós temos todos os serviços em todas as casas e é importante dizer que elas têm um resultado efetivo. A Casa da Mulher de Campo Grande, por exemplo, são atendidas 1.500 mulheres por mês. Temos a delegacia especializada 24 horas, tem o juizado, a defensoria, atendimento psicossocial, você tem todo o serviço que a mulher precisa dentro do mesmo espaço”.
O Governador Wilson Lima reforçou a parceria entre governo federal e estadual, que prioriza o atendimento humanitário às mulheres vítimas de violência doméstica.
“Esse recurso é resultado de uma emenda de bancada, sugerida pelo Senador Omar Aziz, já tem um tempo que isso aconteceu efetivamente, e isso dependia, em contrapartida, também do Governo do Amazonas. Hoje, nós fizemos esse aporte de recurso que garante que os R$ 10 milhões serão usados para iniciar a construção dessa estrutura”.
Wilson Lima também pontuou os serviços que serão oferecidos quando o espaço for inaugurado.
“É um espaço que as mulheres vão receber acolhimento, apoio psicológico. Esse apoio à mulher e o combate a violência contra a mulher é fundamental e decisivo”, finalizou Lima.
A Casa da Mulher Brasileira em Manaus é uma ação integrada entre governo federal e estadual, e a instituição funcionará no bairro Petrópolis, Zona Sul.