Manaus – A pedido do governador Wilson Lima , o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, deu autorização para o envio da Força Nacional ao Amazonas.
O objetivo é de auxiliar no combate a incêndios florestais no sul do estado.
O contingente federal irá trabalhar em conjunto com as forças estaduais na área que apresenta um dos maiores números de queimadas na Amazônia.
A Força Nacional terá permissão para permanecer por 90 dias nos municípios de Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré.
O documento estipula que a atuação será “em caráter episódico e planejado, nas ações de combate aos incêndios florestais e às queimadas, em atividades de defesa civil para preservação do meio ambiente e nos serviços essenciais para manter a ordem pública e a segurança das pessoas e do patrimônio”.
Dino afirmou que a atuação da Força Nacional contra os incêndios florestais será coordenada em conjunto com as forças estaduais.
Os policiais federais seguirão o planejamento definido pela diretoria da Força Nacional, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Ministério da Justiça.
A Força Nacional é composta por profissionais das forças de segurança de diferentes estados e funciona como um programa de cooperação entre os estados e o governo federal.