A passageira Vânia Mathias de Jesus, que estava no ônibus de turismo que tombou e deixou 9 pessoas mortas e 23 feridas na manhã desta quinta-feira (11), na Bahia, contou que o grupo faz excursões há mais de 20 anos. O acidente aconteceu na BR-101, no trecho da cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano.
“Nós somos um grupo de aposentados e a gente faz excursões há mais de 20 anos com esse grupo. Tem mais gente [que costuma participar], tanto que o ônibus não estava lotado”, disse a passageira.
A passageira Vânia Mathias disse ainda que o grupo fez a mesma viagem em 2022, com quatro ônibus lotados.
Ao programa Encontro, da TV Globo, Vânia Mathias de Jesus disse que acredita que o motorista do ônibus perdeu o controle da direção do veículo após ser atrapalhado pelo farol de um caminhão. No entanto, a causa do acidente segue em investigação pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Civil.
“Estava acordada, passou um caminhão, cruzou na pista e acho que o farol atrapalhou ele. Eu estava com a visão panorâmica de cima e não consegui enxergar”, contou.
O acidente aconteceu por volta das 4h30, mas segundo Vânia Mathias, a maior parte dos passageiros estava acordada, porque o veículo tinha feito uma parada minutos antes para troca de motorista. Neste momento, algumas das pessoas chegaram a levantar para irem ao banheiro e se alimentar.
A passageira disse ainda que não teve ferimentos graves. Na enfermaria do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, contou que sentia dor apenas em um dos joelhos.
“Minha perna ficou presa no acento de descanso, um menino puxou a cadeira para trás e eu consegui sair. Eni, um senhor que estava aqui ,e a dona Lúcia, estavam todos em cima de mim”.
Morte de amiga
Vânia Mathias afirmou que Cléa Conceição de Faria, uma das nove pessoas que morreu, era a amiga dela, com quem dividia quarto em várias excursões.
“Nós viajamos no carnaval para Porto Seguro. Como eu fiquei viúva e a gente ficava no mesmo quarto, eu brincava que ela iria virar minha ‘marida'”, lembrou.
No aniversário de Vânia Mathias, no ano passado, Cléa Conceição a acompanhou com outras duas amigas, em uma viagem para João Pessoa, na Paraíba.
“A gente passeava juntas em excursões. No meu aniversário, passamos 20 dias em João Pessoa, eu, ela e duas amigas, que não vieram hoje porque estão trabalhando”.
A PRF informou que 24 pessoas foram socorridas e levadas para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. No entanto, uma delas morreu após fazer uma cirurgia. Por volta das 10h, 18 passageiros ainda recebiam atendimento na enfermaria da unidade.
Ônibus habilitado para transporte
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que o ônibus envolvido no acidente é habilitado para o transporte interestadual de passageiros na modalidade fretamento. O veículo também possui Certificado de Segurança Veicular (CSV) e tacógrafo regularizados.
Segundo a ANTT, a ocorrência de acidentes exige a comunicação dos fatos, sendo abertos procedimentos para verificação das condições de segurança conforme a causa. A Agência informou ainda que também fornecerá todas as informações necessárias, quando solicitadas, às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações.
O acidente que terminou com as nove pessoas mortas e 23 feridas aconteceu no km 885, por volta das 4h30, sentido o distrito de Posto da Mata, em Teixeira de Freitas. O veículo saiu do Rio de Janeiro e tinha Porto Seguro, município turístico que também fica no extremo sul baiano, como destino.
As vítimas feridas foram levadas por funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Não há informações sobre o estado de saúde delas.
Informações iniciais passadas pela PRF apontam que 34 pessoas estavam no ônibus. Oito passageiros morreram no local. Os dois motoristas não tiveram ferimentos. Por volta das 9h30, a morte da nona vítima foi confirmada. Ela estava no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e não resistiu aos ferimentos após uma cirurgia.
O ônibus da empresa RM Viagens e Turismo saiu da Penha, às 13h de quarta-feira (10) e tinha previsão de chegar em Porto Seguro, às 9h desta quinta. O veículo deixaria a cidade do extremo sul da Bahia às 14h30 de segunda-feira (15), com previsão de chegada ao Rio de Janeiro, às 10h de terça (16).
Em nota, a RM Turismo informou que está empenhada em prestar todo o suporte necessário aos envolvidos e que se coloca à disposição para fornecer qualquer informação para auxiliar no que for preciso para amenizar os impactos do acidente.
“Expressamos nossos mais sinceros sentimentos aos envolvidos e reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossos clientes em todas as nossas viagens, é nossa prioridade. Que Deus abençoe e conforte a todos”, disse a empresa.
Fonte: g1