O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), vai representar o Brasil na posse do presidente-eleito Bernardo Arévalo, da Guatemala, no próximo domingo (14).
Com a intenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de reforçar as viagens em território nacional, a expectativa de membros da vice-presidência é que Alckmin passe a protagonizar mais agendas no exterior.
A tendência inverte o padrão do governo em 2023, ano em que Alckmin assumiu o comando do país como presidente em exercício durante as missões internacionais de Lula.
Em novembro de 2023, o vice-presidente começou os roteiros, participando da posse do presidente do Equador, Daniel Noboa, em Quito. Após a posse, ele foi recebido em reunião bilateral com o novo mandatário no palácio presidencial.
Nascido no Uruguai, Bernardo Arévalo foi eleito presidente da Guatemala em agosto de 2023, com 58% dos votos, derrotando a rival Sandra Torres, da União Nacional pela Esperança. O social-democrata é filho de um ex-presidente da Guatemala, Juan José Arévalo, que deixou o poder em 1951.
A vice-presidente eleita, Karin Herrera, também toma posse na mesma data. No fim de semana da cerimônia, a Guatemala vai receber chefes de estado e de governo.
O presidente que deixa o cargo, Alejandro Giammattei, oferece um banquete para os convidados estrangeiros no dia anterior à cerimônia.
Além do presidente e da vice, os 160 deputados eleitos no pleito de 2023 também prestam juramento no domingo e elegem a presidência da Casa.
Fonte: CNN Brasil