BRASIL – Um aposentado achou um porte de sorvete com R$ 60 mil enterrados dentro de casa e chamou a polícia em Palmas, no Tocantins. Ele foi até à casa da filha ajudar na limpeza, e viu a ponta de um saco saindo da terra. Quando puxou, lá estava o pote com a grana.
A filha comprou a casa recentemente. A polícia descobriu que o antigo morador é um homem investigado pela Polícia Federal. O aposentado não sabia.
Leia mais: Israel declara Lula como ‘persona non grata’
O caso ocorreu neste sábado (10), e segue sob investigação. De acordo com o advogado Dhiogennes André Pereira Araújo, o aposentado ficou assustado.
“Ele [aposentado] foi ajudá-la [a filha] com a limpeza do jardim, do canteiro que tinha na frente, até que se deparou com a ponta de um saco preto saindo da terra, um pouco soterrado e ao puxar, percebeu que tinha um pote de sorvete ao abrir o pote, deparou com uma continha vultosa de dinheiro”, disse.
Cuidado
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que tem “investido rotineiramente campanhas de conscientização e esclarecimento à população por meio de ações de marketing em TVs, rádios e redes sociais.”
A entidade orienta as vítimas de golpe a “notificar imediatamente seu banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio do aplicativo e da senha de acesso. Também deve se fazer um boletim de ocorrência.”
Segundo a Febraban, “ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão bancário e ligar de outro telefone para tirar a limpo a história.”
Outra recomendação da entidade “é desconfiar de promessas de vantagens exageradas. E jamais depositar dinheiro na conta de quem quer que seja com a finalidade de ‘garantir o negócio’. Caso receba uma proposta aparentemente vantajosa e atrativa, o consumidor não deve confirmar a operação na hora.”