A rotina de estudantes da Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, interior do Ceará, foi interrompida nesta quinta-feira (25) por um ataque a tiros em que dois adolescentes morreram e outras três pessoas ficaram feridas.
Os adolescentes foram identificados como Luís Cláudio Sousa Oliveira Filho e Vítor Guilherme. Luís Cláudio Sousa Oliveira Filho tinha 17 anos e era atleta de futsal no projeto “Inter Futsal Sobral.” A instituição publicou uma nota de pesar nas redes sociais.” Expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e atletas de treino, desejando que encontrem conforto para superar essa perda irreparável”, diz a nota.
Vítor Guilherme, de 16 anos, era atleta da categoria sub-17, no projeto social esportivo “Vila TN”. “VG”, como era conhecido, também recebeu um post de homenagem feito pela escola de futsal. “sem palavras para descrever o que sentimos, agradecemos por todo tempo e dedicação que teve com o projeto e com as demais pessoas que o cercavam e amavam”, diz a publicação.
Além de Luis Cláudio e Vitor Guilherme, outras três vítimas ficaram feridas no tiroteio. Entre elas – segundo a SSPDS/CE (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará)- há um adolescente de 16 anos, que já responde por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, roubo, crime contra a administração pública e dano.
As outras duas vítimas são adolescentes de 17 anos. Na ocorrência, uma quantidade de droga, balança de precisão e embalagens foram apreendidas com uma das vítimas.
Segundo informações da Polícia Civil do Ceará, duas armas de fogo também foram apreendidas durante a ocorrência.
De acordo com a SSP-CE (Secretaria de Segurança Pública do Ceará), os suspeitos dos disparos atiraram pela calçada da escola atingindo as vítimas no estacionamento da instituição.
O governador do estado, Elmano de Freitas (PT), se pronunciou pelas redes sociais. Veja manifestação na íntegra:
“Recebi com indignação e profundo pesar a informação da morte de dois adolescentes e outros três baleados numa escola de Sobral, um fato gravíssimo e intolerável. Além de reforço policial em toda a região para capturar os criminosos, determinei a ida da cúpula da Segurança Pública ao município para a adoção de todas as medidas que forem necessárias. Externo minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desse ato tão cruel.”
Aulas suspensas
A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) informou que as aulas na Escola Professor Luis Felipe, em Sobral, interior do Ceará, estão suspensas na sexta-feira (26), após o tiroteio.
“A comunidade escolar também contará com suporte dos profissionais de Psicologia da Coordenadoria Regional no retorno às aulas, a partir de análise da escola e da própria Crede. A Seduc tem reforçado, constantemente, ações visando a segurança do ambiente escolar, tanto em termos físicos quanto psicológicos”, diz a pasta.
Ataque anterior
A violência em Sobral não é um episódio isolado. Na véspera, quarta-feira (24), houve uma tentativa de homicídio próxima a outra escola pública, no bairro Sumaré. A polícia investiga se os crimes estão relacionados.
Essa não é a primeira vez que a cidade enfrenta tragédias em instituições de ensino. Em 2022, um estudante de 15 anos morreu após ser baleado dentro da sala de aula por um colega, em outra escola estadual.
Contradições no perfil escolar
A Escola Luiz Felipe concentra turmas exclusivamente do ensino médio e possui 1.159 alunos e 54 professores, segundo o Censo Escolar 2024.
O desempenho da unidade evidencia desigualdades: no Saeb de 2023, apenas 38% dos alunos do 3º ano tinham nível considerado adequado em português.
Por outro lado, a escola também apresenta resultados expressivos no Enem: em 2024, nove estudantes alcançaram notas acima de 900 na redação, enquanto outros 23 superaram os 800 pontos.
No primeiro semestre de 2025, a direção da escola havia implementado uma formação voltada para cidadania e convivência saudável, como tentativa de reduzir episódios de violência dentro e fora do ambiente escolar.

