Um avião da Voepass, antiga Passaredo, caiu no início da tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo.
A Voepass informou que o avião tinha 62 pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. A Prefeitura de Valinhos (SP), que participa das operações de resgate, informa que não há sobreviventes. Não se sabe, por enquanto, se houve vítimas em solo.
O voo 2283 saiu de Cascavel (PR) e iria para Guarulhos. O avião acidentado, prefixo PS-VPB, é um ATR 72-500, cuja capacidade total é de 74 pessoas, sendo 68 passageiros.
O avião caiu na rua Edueta, altura do número 2.500. Segundo a Defesa Civil, a aeronave caiu em cima de algumas casas.
De acordo com o portal FlightRadar24,o avião saiu de Cascavel às 11h56 e caiu às 13h22. Conforme monitoramento do voo feito pelo site, a aeronave perdeu o equivalente a 5 quilômetros de altitude em menos de 2 minutos. O horário previsto para chegada em Guarulhos era 13h30.
O acidente ocorreu cerca de 70 quilômetros – em linha reta – do aeroporto de Guarulhos.
Por meio de nota, a Voepass afirmou que “não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente”.
Polícia Federal inicia investigações sobre queda de aeronave
A Polícia Federal iniciou as investigações e policiais federais já estão no local do acidente, e a instituição faz parte do gabinete de crise montado no Aeroporto de Guarulhos, que seria o destino da aeronave.
De acordo com a PF, especialistas em acidentes aeronáuticos, identificação de vítimas de desastres, entre outros, serão enviados ao local para auxiliar nas investigações.
Avião caiu em terreno vazio em Vinhedo; todas as vítimas estavam dentro da aeronave
O coronel Cassio Araújo de Freitas, comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, afirmou que a queda de um avião aconteceu em terreno vazio. A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa ao lado do local do acidente.
O Corpo de Bombeiros de São Paulo informou que o acidente aconteceu no Condomínio Recanto Florido, que fica na Rua Edueta, 2500. Cerca de 7 equipes da corporação atuaram no local da queda. A Defesa Civil de São Paulo confirmou que algumas casas na região foram atingidas depois que a aeronave explodiu.
No terreno da queda, ninguém foi atingido. As autoridades confirmam que, entre as 61 pessoas que estavam no voo, não há sobreviventes. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Valinhos (SP).
“Aparentemente, [o avião] caiu em um terreno que estava vazio. Felizmente, não temos vítimas no solo, nem pessoas que foram feridas gravevemente. Não tivemos vítima em solo”, salientou o coronel.
Segundo o tenente-coronel Emerson Massera, cerca de 50 bombeiros trabalham no resfriamento do local. “As chamas já foram extintas, o incêndio já está controlado, mas o local ainda está sendo resfriado e em breve será liberado efetivamente para perícia”, explicou.
“Nós temos impressão de que o trabalho será muito complexo”, acrescentou Massera.
Fabricante de avião que caiu em Vinhedo diz que vai apoiar investigação
A ATR, fabricante do avião do modelo ATR 72-500 que caiu sobre uma área residencial em Vinhedo, disse que está agindo para apoiar a investigação.
Em nota publicada no site oficial, a fabricante disse que foi informada sobre o acidente envolvendo a aeronave. “Nossos primeiros pensamentos estão com todos os indivíduos afetados por este evento”, diz o comunicado. “Os especialistas da ATR estão totalmente empenhados em apoiar tanto a investigação como o cliente”.