BRASIL – A bandeira tarifária de energia elétrica em agosto será verde, o que significa que as contas de luz dos consumidores não terão custo extra no próximo mês. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as condições favoráveis para geração de energia elétrica no país permitem a adoção da bandeira sem cobrança.
SOBRE A BANDEIRA
No mês passado, a Aneel tinha estabelecido bandeira amarela, com acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos, por causa da previsão de chuva abaixo da média e a expectativa de aumento do consumo de energia.
“No final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”, explicou o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.
Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. O cálculo para acionamento de cada bandeira leva em conta principalmente o risco hidrológico e o preço da energia.
Leia mais: Governo do Amazonas apresenta propostas de transição energética ao Ministério de Minas e Energia
As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, sem custo extra.
PESQUISA
AAgência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou nesta sexta-feira (5/7) a lista dos 637 municípios em que serão aplicadas 28.619 entrevistas para saber qual a satisfação dos consumidores residenciais em relação à prestação de serviços de 103 distribuidoras de energia elétrica. O objetivo é conhecer a percepção do consumidor e estimular a melhoria contínua dos serviços.
Esta é a 25ª edição da pesquisa que gera o índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC). As empresas mais bem avaliadas receberão o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor, para destacar as distribuidoras mais eficientes na visão dos clientes. Essas distribuidoras premiadas poderão usar o Selo de Qualidade, como material de divulgação.
Os municípios participantes foram definidos em sorteio feito através de plataforma virtual (Microsoft Teams), no dia 7 de maio último. Consulte aqui lista de todos os municípios sorteados. Veja também o mapa com a visualização da distribuição desses municípios por todo o território nacional e o questionário que será aplicado.
Quanto à coleta nos municípios sorteados para as distribuidoras do Rio Grande do Sul, a ANEEL avaliará o melhor momento para iniciar a pesquisa por conta da quantidade de municípios em estado de calamidade e em situação de emergência.
A pesquisa será desenvolvida pela empresa contratada Qualitest Inteligência em Pesquisa, cujos entrevistadores estarão devidamente identificados com crachá, uniforme e em veículos com a logomarca da empresa.