A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) substituirá o deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB) no comando da bancada negra da Câmara dos Deputados, já que Feliciano foi nomeado para ser o novo ministro do Turismo, substituindo Celso Sabino.
A avaliação de parlamentares ouvidos pelo Metrópoles é de que Benedita é mais combativa e pode ajudar na campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida para a reeleição.
Benedita está em seu sétimo mandato parlamentar. Foi senadora e também governadora do Rio de Janeiro de 2002 a 2003, ano em que o governador a época, Anthony Garotinho, se afastou do cargo para disputar a Presidência.
A deputada participou da Assembleia Constituinte e, inclusive, assinou a Constituição Federal.
A bancada negra tem direito a voz e voto no plenário da Casa, assim como tem direito a representação no Colégio de Líderes.
Gustavo Feliciano
Natural de Campina Grande (PB), Feliciano é formado em direito e já foi diretor-presidente da União de Ensino Superior de Campina Grande (Unesc). Entre 2019 e 2021, ele atuou como secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do estado da Paraíba.
LEIA MAIS:
Em ligação com Dino, Hugo liga “jabuti” de emendas a articulação do governo
SP: Justiça mantém prisão de homem que arremessou agente de trânsito

