Um brasileiro é um dos finalistas do prêmio internacional “Weather Photographer of the Year 2024” por uma foto tirada em uma enchente no Rio Grande do Sul.
A premiação reúne as melhores fotografias do mundo sobre clima e meio ambiente, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os problemas ambientais do planeta.
O gaúcho Gerson Turelly, de 55 anos, é um dos 25 finalistas do prêmio neste ano.
Ele é indicado pela foto “Rowing”, que mostra um brigadista remando numa rua alagada no centro de Porto Alegre, capital do RS.
Gerson disse que não esperava esse reconhecimento. “É uma grande surpresa e muito gratificante. A gente busca contar uma história com uma única foto e gosto bastante dessa”.
Ele ainda contou que, por causa da tragédia no estado, acabou tirando poucas fotos porque estava consternado com toda a situação. A captura foi feita no dia 6 de maio de 2024.
Por causa das enchentes, 41,7% das pessoas afetadas tiveram que deixar suas casas, segundo uma pesquisa Atlas/CNN.
Ao todo, 471 das 497 cidades gaúchas foram prejudicadas pelas chuvas de alguma forma, cerca de 95% do total.
Mais de 2,3 milhões de brasileiros foram afetados. A pior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul provocou a morte de 183 pessoas e deixou 806 feridos.
“Fui andando numa parte mais alta do centro da cidade e pude tirar a foto do brigadista. Não tinha chuva naquele dia”, contou.
O fotógrafo também relatou que, em uma outra rua, vários voluntários e brigadistas ajudavam as pessoas com mantimentos e resgatavam pessoas que haviam ficado na região.
Gerson é casado, com filhos, e nasceu na capital gaúcha. Ele é formado em administração de empresas e é fotógrafo profissional há 22 anos. O gaúcho também é professor de fotografia do Fotoclube Porto-alegrense.
A votação para o vencedor está aberta a partir desta quinta-feira (19). O vencedor será anunciado no dia 30 de outubro. Vote aqui.