Um voo com cerca de 100 brasileiros que estavam em Aruba, no Caribe, pousou na manhã desta segunda-feira (5) em Guarulhos (SP) após atraso de um dia e meio motivado pelo ataque dos EUA à Venezuela.
A partida estava prevista para as 23h do sábado (3), mas foi cancelado pela companhia aérea Gol “por razões de segurança”.
Segundo relato de uma passageira, a companhia não forneceu informações suficientes sobre hospedagem (para o período adicional em Aruba, diante do cancelamento do voo) e nem sobre quando seria de fato o retorno ao Brasil. Ela afirmou que se sentiu, por algumas horas, “presa” no país caribenho, que fica a menos de 30 km da costa da Venezuela.
A Gol informou, à CNN Brasil, que o voo reforço para atender esses passageiros “foi operado nesta segunda-feira e o pouso ocorreu em Guarulhos por volta das 09h”.
Sobre as queixas de falta de informações, a companhia afirmou que “em situações atípicas como essa, os passageiros recebem as orientações via e-mail da reserva ou via SMS” e que “todo o suporte foi oferecido”.
A situação na Venezuela
Uma série de cancelamentos de voos ocorreu após os Estados Unidos imporem restrições temporárias ao espaço aéreo na região do Caribe, em meio à escalada da crise na Venezuela depois da ofensiva militar americana contra o governo de Nicolás Maduro.

Nicolás Maduro e a esposa escoltados por agentes federais norte-americanos • XNY/Star Max/GC Images
A medida levou companhias aéreas a suspenderem ou reavaliarem rotas que sobrevoariam áreas consideradas sensíveis, por precaução operacional e de segurança.
As restrições ao espaço aéreo foram retiradas no domingo (4), e os voos começaram a ser retomados de forma gradual.

