Brasília (DF) – A indicação do advogado Cristiano Zanin para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, com 21 votos a favor e 5 votos contra, nesta quarta-feira (21).
A decisão da CCJ significa que o nome de Zanin será submetido a uma votação no plenário do Senado, onde será aprovado se receber o apoio de pelo menos 41 senadores, que representa a maioria absoluta dos parlamentares.
No processo de indicação de ministros do STF, cabe apenas ao Senado analisar e decidir sobre a escolha, não havendo necessidade de votação na Câmara dos Deputados.
Cristiano Zanin foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e atuou como advogado de defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato, além de ter participado da campanha presidencial em 2022.
Aos 47 anos, considerando as atuais regras para aposentadoria no Supremo, se for aprovado pelo plenário, ele poderá atuar por 28 anos no STF — até atingir 75 anos.
Com informações do G1