A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde desta sexta-feira (24), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura.
O temporal atinge todas as regiões da capital.
Na zona norte, a escada de acesso à estação Jardim São Paulo do Metrô ficou parecida com uma cachoeira, enquanto os trilhos ficaram alagados. A linha 1-Azul do Metrô está paralisada.
Ainda na região, uma parte do teto do shopping Center Norte desabou devido ao excesso de água, sem ferir nenhum frequentador do centro de compras.
Nas zonas oeste e norte, há registros de queda de granizo. A avenida Sumaré e a rua dos Pinheiros estão alagadas.
Segundo a Enel, às 16h, 82 mil imóveis estavam sem energia elétrica na Região Metropolitana de São Paulo.
Alerta em SMS
A Defesa Civil enviou pela primeira um SMS de alerta aos paulistanos às 15h56 nesta sexta-feira (24) sobre a chuva forte em São Paulo.
“Defesa Civil: Chuva forte se espalhando pela capital paulista com rajadas de vento e risco de alagamento. Mantenha-se em local seguro“, disse a mensagem.
Todos os celulares com cobertura 4G ou 5G na região afetada são notificados. Os alertas são enviados para todos os telefones, mesmo que estejam silenciados.
Há dois tipos de alertas: extremo e severo. No primeiro caso, tocará uma sirene. No segundo, menos grave, é emitido um bipe. Quem define a gravidade dos alertas é a Defesa Civil.