Um incêndio atingiu a Blue Zone da COP30 em Belém, no Pará, na tarde desta quinta-feira (20), e um pavilhão foi esvaziado.
A Blue Zone é onde ocorrem as negociações oficiais, da Cúpula de Líderes e dos pavilhões nacionais. A área é o local onde são definidos os rumos do futuro das políticas climáticas internacionais.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o incêndio já foi contido e não há feridos. O fogo teve início em um dos pavilhões, próximo ao estande da China, e o corpo de bombeiros estadual foi rapidamente acionado.
Ainda não há informações sobre como o incêndio teria começado.


Sabino ainda disse que a organização da COP vai dar um parecer sobre a retomada das negociações e se os participantes poderão voltar à Blue Zone ainda nesta quinta ou apenas na sexta-feira (21). “É procedimento padrão evacuar uma área, nós estamos aqui com milhares de pessoas”, disse o ministro do Turismo.
Ele esclareceu que os materiais que revestem os pavilhões do local são feitos com materiais antichamas e resistentes a incêndios.
Sabino ainda ressaltou que um incêndio pode ocorrer em qualquer lugar que sedia um grande evento como a COP. “Não é porque é em Belém… Esse princípio de incêndio poderia acontecer em qualquer lugar do planeta Terra. A população de Belém já não está aguentando mais esse tipo de preconceito”, falou.
Imagens mostraram parte de stands do pavilhão incendiados e uma grossa coluna de fumaça saindo do local. Do lado de fora da estrutura, muitas pessoas aguardavam instruções das autoridades. Outras imagens também mostram o estrago do fogo no local, com parte do teto totalmente destruída.


Em uma publicação na rede social X, o governador do Pará, Helder Barbalho, confirmou que o incêndio foi debelado.
‘O incêndio na zona azul da COP30 está controlado! As equipes agiram rapidamente para evacuar a área e o @cbmpara (Corpo de Bombeiros do Pará) está trabalhando no rescaldo do fogo. A brigada foi acionada pela @ONUBrasil, responsável pela gestão do espaço durante a conferência’, disse o governador.

