O Edifício Martinelli, icônica construção localizada no centro de São Paulo, voltará a receber visitas guiadas e gratuitas nos últimos andares do prédio, em agosto. A administração espera receber 150 pessoas por semana, sendo que cada grupo é formado por até 25 pessoas.
A programação acontecerá às terças-feiras, a partir de 5 de agosto, em seis horários diferentes: 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30. As visitas terão 45 minutos de duração.
Apesar do programa ser gratuito, é necessário fazer reserva. O primeiro lote fica disponível na plataforma Sympla no dia 31 de julho para o passeio em 5 de agosto. Os lotes serão liberados sempre às quintas-feiras, a partir das 12h.
A iniciativa faz parte do programa Vai de Roteiro, da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, que oferece passeios com guia turístico credenciado.
Conheça a história do Edifício Martinelli
Inaugurado em 1929, o Edifício Martinelli marcou a história de São Paulo ao se tornar o primeiro arranha-céu da capital.
“Quando chegou ao 25º andar, [o fundador] Giuseppe Martinelli ainda construiu mais cinco pavimentos para ser sua casa particular: tem uma mansão do empresário no topo do edifício”, contou Thiago de Souza, pesquisador e idealizador do projeto O Que Te Assombra?, que aborda as histórias misteriosas acerca do centro de São Paulo.
Atualmente, a cobertura do Edifício Martinelli recebe festas noturnas. O prédio também é conhecido por histórias sobrenaturais.
Programa Vai de Roteiro
O programa Vai de Roteiro é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, que oferece passeios gratuitos por mais de 15 pontos turísticos da cidade.
“O programa é estruturado para que o turista possa conhecer os principais pontos da cidade com o acompanhamento de um guia que facilite a circulação e otimize o seu tempo de permanência, focando nos principais atrativos”, afirma Rui Alves, o Secretário Municipal de Turismo.
O Vai de Roteiro tem excursões por locais como o Museu de Futebol, no Estádio do Pacaembu, a partir de 19 de julho. A diferença é que, nesta atividade, o visitante paga a entrada promocional de R$ 12 na bilheteria da instituição. As saídas são aos sábados, às 10h.
Outra opção é desbravar a Vila Madalena. O tour mostra arte urbana, grafite, galerias, feirinhas, bares e cafés artesanais. O bairro ficou na 13ª posição entre os mais legais do mundo da revista Time Out em 2022.
Além do museu e da Vila Madalena, há passeios pelo Bairro Ipiranga, Mercado Municipal de São Paulo, Bom Retiro, Câmara Municipal, Freguesia do Ó, Baixa Augusta, Avenida Paulista, Museu da Imigração e Neo Química Arena. É possível verificar todos os programas disponíveis e mais detalhes de cada atividade no site revendedor oficial.