Brasília – O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o apagão nacional ocorrido na última terça-feira(15) atingindo várias estados e municípios foi uma “falha técnica” e solicita brevemente saber o que ocasionou o fato. A afirmação foi dita no programa “Bom Dia Ministro”, realizado pela estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“Foi erro técnico, falha técnica. Precisa identificar o que foi que aconteceu, e espero que o mais rápido possível nós consigamos dizer à sociedade.”
aponta o ministro Rui Costa
Segundo o ministro Rui Costa, o Brasil tem “sobra de energia” atualmente e, por isso, o apagão não se assemelha a episódios anteriores já vividos pelo país.
“Não há razão para este apagão. A gente viveu alguns apagões no Brasil em períodos onde nós tínhamos crise de geração de energia, ou seja, reservatórios de água estavam em baixa. Você tinha mais demanda que oferta, o que levava ao colapso no sistema”, disse.
Leia mais: Apagão nacional afeta telefonia e internet no Amazonas
Relembre o caso
na última ter-feira (15) um apagão nacional afetou a distribuição de energia elétrica no Amazonas, Brasília e outros vinte e cinco estados. O único estado não afetado foi o de Roraima, que tem a energia abastecida principalmente da Venezuela. Em Manaus por volta de 07:30 vários pontos tiveram a energia elétrica suspensa. O apagão afetou o sistema de abastecimento e distribuição de água, semáforos, comércio, e outros serviços.
Em suma o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou a interrupção de energia para diversos estados. Uma nota enviada diz que por volta das 8h30,ocorreu a abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.
Com informações da Agência Brasil
Leia também: Deputado propõe isenção em contas de energia para ribeirinhos atingidos pela cheia no AM