O grupo de cinco trilheiros que ficou ilhado após realizar a trilha da Lagoa Dourada, na Serra do Cipó, no município de Jaboticatubas, região metropolitana de Belo Horizonte, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais na noite de segunda-feira (05).
Segundo os militares, a trilha tem duração de cerca de duas horas e os cinco turistas teriam iniciado o percurso no domingo. Por volta das 15h da tarde de segunda-feira (05), um integrante do grupo teria conseguido entrar em contato com o Corpo de Bombeiros relatando que o rio havia subido e que ele e os amigos estavam ilhados, molhados pela chuva, com frio e sem barracas, nem alimentos ou água potável para hidratação.
Os militares então iniciaram a trilha no início da noite de segunda-feira (05). O grupo foi localizado por volta das 21h30. Segundo os bombeiros, os trilheiros informaram que estavam com pouca bateria e que estavam há cerca de duas horas e meia do fim da trilha.
” A equipe deslocada seguiu o trajeto de cerca de sete quilômetros a pé, por “falta de teto para a decolagem” do helicóptero da corporação. Ou seja, as condições climáticas adversas impossibilitaram que a aeronave deixasse o solo.”
Quando as guarnições chegaram onde o grupo estava, montaram “corredores de segurança” usando cordas nas árvores, permitindo a travessia caminhando. Na parte funda, os militares atravessaram nadando, equipados com equipamentos próprios para resgates em enchentes.
Após serem resgatados, eles relataram aos bombeiros que pretendiam acampar em uma parte mais alta da serra e tomaram o percurso da Trilha da Cachoeira Lagoa Dourada. “Eles foram surpreendidos pela chuva durante o trajeto, mas conseguiram acampar em um ponto favorável como combinado, em uma área de camping. No dia seguinte (5), ao tentar retornar, perceberam que o nível do curso de água na região acabou sendo elevado em razão do volume de chuva e os deixaram ilhados no local.”
Os bombeiros afirmaram ainda que todos conheciam a região e já haviam acampado no local anteriormente. No momento do resgate, eles estavam bem fisicamente e psicologicamente.
Detalhes sobre o tempo das ações efetuadas pelas equipes de resgate:
Início da caminhada das guarnições: 18:50
Primeiro contato com as vítimas: 20:30
Acesso às vítimas: 21:30
Travessia da última vítima: 23:40
Início da caminhada de volta: 00:00
Chegada às viaturas: 01:30
Chegada ao batalhão em BH: 3:30

