A PCRS (Polícia Civil do Rio Grande do Sul) realiza, nesta quarta-feira (19), uma operação contra lideranças do crime organizado, em nove cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, litoral e interior do Estado. Até o momento, dez pessoas foram presas.
Conforme a investigação, a organização criminosa mantém controle do tráfico de drogas em São Leopoldo, nos bairros Pinheiros e Campestre.
A PCRS informou que o líder do grupo está preso desde outubro de 2024; contudo, o homem monitorava o tráfico pelo celular. De dentro da prisão, ele conseguia acompanhar imagens de câmeras de segurança instaladas em pontos dominados pela facção na cidade.
O suspeito possui antecedentes por homicídio qualificado, latrocínio, tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.
Mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram cumpridos em Sapucaia do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Porto Alegre, Palmares do Sul, Charqueadas, Montenegro e Canoas. A polícia apreendeu três armas de fogo, munições, dois veículos, drogas e 26 mil reais em dinheiro.
Segundo o Delegado Ayrton Figueiredo Martins Júnior, outros suspeitos também estão sendo alvo de prisões preventivas e buscas domiciliares. Todos são investigados por atuação no tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, tráfico de armas de fogo e munições e organização criminosa.

