Após semanas de esforços para resgatar brasileiros presos na Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, nesta quinta-feira (26), com uma família de brasileiros que está no enclave palestino aguardando a abertura da fronteira com o Egito para conseguir retornar ao Brasil.
Durante a conversa, a família presa no epicentro do conflito relatou o cotidiano de escassez de água, energia, alimentos e medicamentos, além da situação de pânico em meio aos bombardeios e mortes no local. Eles também reafirmaram que gostariam de ser resgatados assim que possível, segundo o Planalto.
A família faz parte de um grupo de cerca de 30 brasileiros e parentes diretos palestinos que pediram ajuda do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para deixar a região controlada pelo Hamas, em meio aos constantes bombardeios e bloqueio israelense de suprimentos básicos.
O governo brasileiro negocia diplomaticamente a autorização para retirá-los pela fronteira de Rafah, mas ainda não recebeu o sinal verde do Egito. O grupo permanece em residências próprias, ou alugadas pelo Itamaraty, ao sul de Gaza.
Operação em Gaza
Lula explicou a operação montada pelo governo brasileiro para retirá-los da zona de conflito e prometeu que todos os esforços possíveis para que eles retornem ao Brasil estão sendo feitos.
A Presidência também informou em nota que o petista “assegurou que manterá o avião presidencial a postos no Cairo, para ser acionado assim que a fronteira for aberta, e que ampla operação de acolhimento está montada no Brasil, sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública”.
*Com informações Metropoles