O MEC (Ministério da Educação) anunciou a criação da Carteira Nacional Docente do Brasil, um novo documento que terá validade em todo o território nacional.
Destinada a professores de todas as etapas da educação, tanto da rede pública quanto da privada, a CNDB é gratuita e promete facilitar o acesso a descontos em eventos culturais e a outros benefícios.
Válida por dez anos e em todo o país, a carteirinha é um documento oficial que inclui dados como nome completo, CPF, filiação, data e local de nascimento, além da instituição de ensino onde o professor atua. Também possui um código de barras bidimensional, no formato QR Code.
O anúncio, feito nesta quarta-feira (15), em evento em homenagem os professores, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana.
O ministro afirmou que a CNDB será inicialmente disponibilizada para docentes em atividade, com a promessa de que aposentados também poderão solicitá-la em breve.
“Nós estamos entregando 1.500 carteiras para os professores aqui do Rio de janeiro, rumo ao início da entrega de 2,7 milhões de carteiras que poderão ser emitidas no Brasil”, disse Santana.
Lula compartilhou sua trajetória na educação, mencionando que possui curso primário e formação pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Para o presidente, sua militância em favor do ensino surgiu a partir das oportunidades que lhe faltaram ao longo da vida. “É o que eu tenho na vida. E a minha obsessão pela educação é porque eu não tive as coisas que eu acho que deveria ter.”
Para solicitar a carteirinha, o professor deve acessar o sistema a partir do dia 16 de outubro. Após identidade e vínculo com a instituição serem preenchidos automaticamente, ele deve verificar os dados e fornecer o endereço completo e contatos. Em seguida, é necessário fazer o upload de uma foto. Após confirmar as informações, a versão digital da CNDB estará disponível para download.
Também foram apresentados benefícios como meia-entrada em eventos culturais e a premiação de 100 mil professores com computadores.
O programa Mais Professores também oferece um portal com cursos gratuitos de capacitação, visando fortalecer a formação docente no país.
Como solicitar?
Para solicitar a CNDB, o professor deve acessar o sistema a partir do dia 16 de outubro pelo site do Mais Professores, na plataforma gov.br.