A Netflix anunciou na última quarta-feira (18) o fim do seu plano Básico, que custa R$ 25,90 mensais, efetivado a partir da próxima semana no Brasil. A decisão não impactará os atuais assinantes desta modalidade, mas encerra essa opção de assinatura para novos usuários. A empresa apontou um crescimento significativo na adesão ao plano com anúncios como um dos motivadores para a mudança – que já havia sido implementada em outros países.
Detalhes da mudança
Até então, a Netflix oferecia quatro opções de assinatura, sendo a mais barata o plano Padrão com Anúncios por R$ 18,90 mensais. O plano Básico vinha logo em seguida, seguido pelos planos Padrão, R$ 39,90, e Premium, R$ 55,90, ambos sem anúncios. Agora serão oferecidas apenas três opções: Padrão com Anúncios, Básico e Premium (o único com imagens 4k).
Estratégia mundial
Com a descontinuação do Básico, a empresa alinha sua estratégia de oferta no Brasil com a adotada em países como Estados Unidos, Reino Unido, Itália e Canadá. “No terceiro trimestre de 1023, o número de membros [que assinam o plano com anúncios] aumentou quase 70% em relação ao trimestre anterior e agora representa cerca de 30% de todas as novas inscrições em 12 países que usam esse modelo”, destacou a Netflix em comunicado.
A Netflix ressaltou que a alteração integra um movimento já observado em outros países, onde a mudança “impulsionou a adoção de nossos modelos com anúncios e planos Padrão”. A medida será estendida a Alemanha, Espanha, Japão, México e Austrália, além do Brasil, na próxima semana.
Repercussão
As reações não tardaram a aparecer nas redes sociais, com muitos expressando descontentamento com a relação custo-benefício. “A Netflix ta fazendo de tudo pra pirataria voltar a reinar na internet”, reclamou um usuário.