Tecnológico e potente. Essas são as principais características do novo Audi Q6 e-Tron, que ficará posicionado entre o Q4 e o Q8 elétricos. Além das diversas inovações, como o novo sistema de infoentretenimento.
A tecnologia está presente dentro da cabine do novo Q6, que será vendido na versão básica e na topo de linha SQ6. O modelo é feito na nova plataforma PPE (Premium Platform Electric) do grupo Volkswagen, que já equipa o novo Porsche Macan, lançado em janeiro.
As duas versões no Q6 e-Tron têm como padrão uma tela integrada de OLED, que une o quadro de instrumentos digital de 11,9″ e a central multimídia de 14,5″.
Se quiser incrementar ainda mais, há disponível como opcional um head-up display com realidade aumentada e uma terceira tela polarizada de 11,9″ do lado do passageiro, que permite ao carona assistir a vídeos sem distrair o motorista.
Todo o sistema de infoentretenimento do Audi Q6 e-Tron é baseado no Android Automotive, que já vem com uma loja própria de aplicativos, permitindo aos usuários baixar qualquer app disponível. Ele também tem um assistente de voz inteligente, que aprende os comportamentos e gostos do motorista, podendo assim fazer sugestões mais precisas baseadas na personalidade de cada usuário.
No acabamento interno, os proprietários podem escolher entre madeira de liquidâmbar – sweetgum, em inglês – ou de bétula, além de alumínio escovado. Os bancos, por padrão, são feitos em tecido Argument, mas há opções de assentos esportivos com costuras contrastantes feitos de Elastic Melange ou de couro Nappa, esse exclusivo para a versão topo de linha.
As baterias são de íons de lítio, sendo a mais básica com capacidade de 79 kWh líquidos e uma outra de 95 kWh. O modelo básico estará disponível com as duas opções de bateria, mas o SQ6 será vendido apenas com a maior.
Com a bateria menor, o alcance máximo chega aos 625 km, enquanto a maior oferece 585 km, sempre no ciclo WLPT. Graças à plataforma e a sua arquitetura de 800 volts, o Q6 pode ser carregado em estações DC de 270 kW, podendo carregar de 10% a 80% em cerca de 21 minutos.
No desempenho, o Q6 também não deixa a desejar, tendo sempre tração integral graças ao par de motores: um síncrono e o outro assíncrono. O modelo básico terá variações de acordo com o mercado em que será vendido.
Nos EUA, a potência é de 428 cv, subindo para 462 cv quando o controle de arrancada está ativo. Assim, sua aceleração de 0 a 96 km/h (0 a 60 mph) é de aproximadamente 5 segundos. Já o modelo que será vendido em outros mercados tem potência de 387 cv, logo, o tempo de aceleração sobe para 5,9 segundos. Nos dois casos a velocidade máxima é de 210 km/h.
Subindo um degrau, o SQ6 tem ainda mais potência. Normalmente, ele entrega 489 cv, que sobem para 516 cv com o controle de largada ativo. Mais rápida, a versão esportiva pode chegar aos 230 km/h e ir de 0 a 96 km/h em apenas 4,2 segundos.
O visual do Q6 transmite essa esportividade. Sem grandes inovações estéticas, o SUV tem linhas agressivas que dão um ar de esportividade e robustez, principalmente no topo de linha, que pode ser equipado com rodas de 19″ ou 20″, enquanto o básico tem como padrão as de 18″.
Um detalhe interessante é que as luzes comunicativas alternam o padrão das assinaturas, tanto do farol, como das lanternas traseira, podendo até alertar outros motoristas sobre perigos na estrada.
Como dito, o novo Q6 fica posicionado quase que perfeitamente entre o Q4 e o Q8. São 4,77 m de comprimento e entre eixos de 2,90 m, logo ele é 20 cm mais longo que o irmão maior e 15 cm menor que o carro-chefe da Audi. Com essa dimensão, ele oferece 526 litros de porta-malas, podendo chegar a 1.529 litros com o banco traseiro rebatido. Há ainda um frunk sob o capô com capacidade de 64 litros.
Na Europa, o preço de lançamento do Audi Q6 será de 74.700 euros, aproximadamente R$ 407.400, enquanto o SQ6 tem preço inicial de 93.800 euros (R$ 511.500). Por lá, as encomendas já começam no final de março. Já no Brasil, o SUV deve chegar até o final do ano. Outras versões com tração traseira e com carroceria Sportback também estão no planos, mas sem data para estrear.