Um novo ciclone extratropical se formará no Sul do país na sexta-feira (18), e provocará a redução da temperatura, segundo institutos de meteorologia.
A previsão é de mínimas por volta de 5ºC, pancadas de chuva e até queda de granizo. Além de ventos que podem chegar aos 70km/h no Rio Grande do Sul. Os estados de Santa Catarina, Paraná também serão afetadas. Há ainda a possibilidade de que ele atinja o sul de Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste.
Diferentemente dos últimos eventos climáticos desse tipo, o ciclone se formará sobre o oceano, próximo às costas da Argentina e do Uruguai, e não vai chegar de fato aos estados, segundo o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel).
Leia também: Auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência vai a sanção de Lula
O principal efeito deste ciclone será o impulsionamento de uma frente fria, levando o ar polar para o continente. Durante a passagem dela, áreas de instabilidade irão atuar provocando chuvas, trovoadas, possibilidade de rajadas de vento moderadas a fortes e eventual queda de granizo.
Para a navegação marítima, de acordo com CPPMet/UFPel, é recomendável manter cautela e consultar as recomendações da Marinha do Brasil.
Frente fria avança ao Sudeste no fim de semana
A frente fria começa a perder força nos estados do Sul a partir do sábado, quando rajadas de ventos deverão atingir mais o litoral do Rio Grande do Sul, mas sem passar de 60 km/h.
No entanto, a frente fria avançará em direção ao Sudeste. No final de semana, é esperada chuva forte do norte gaúcho até as áreas de São Paulo que fazem divisa com Paraná e também grande parte de Mato Grosso do Sul, segundo a Climatempo.
Além da chuva forte, as rajadas de vento se espalham e podem chegar aos 60km/h também em São Paulo, no Rio de Janeiro, sul do Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e sul de Goiás.
Somente do litoral gaúcho ao Rio de Janeiro, os ventos podem ficar ainda mais intensos, chegando aos 80 km/h no final de semana.