A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025, divulgada nesta quarta-feira (22), revela que 20% das crianças e adolescentes, de 11 a 17 anos, afirmaram já ter recebido mensagens ou solicitações com conteúdo sexual na internet. O levantamento foi realizado pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) e detalha hábitos e riscos do acesso à web por menores de idade.
De acordo com o estudo, 3% dos menores de 9 a 17 anos relataram ter se sentido incomodados após contato com conteúdo sexual online.
Entre os jovens de 11 a 17 anos, 11% disseram já ter recebido mensagens de teor sexual, e a mesma proporção relatou ter visto esse tipo de mensagem postada para outras pessoas.
No total, 8% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos afirmaram ter recebido conteúdo sexual, sendo a exposição maior entre meninos (12%) e mais frequente entre adolescentes de 15 a 17 anos.
Nessa faixa etária, 18% relataram que “já receberam mensagens de conteúdo sexual pela internet”; 9% disseram que “já foram pedidos a enviar fotos ou vídeos nus”; e 4% contaram que “já lhes pediram para falar sobre sexo na internet”.
Ao todo, a pesquisa ouviu 2.370 crianças e adolescentes e 2.370 pais ou responsáveis. O período de coleta de dados foi feito de março a setembro de 2025.