O governo de Minas Gerais destruiu 450 toneladas de ovos provenientes da granja em Montenegro que teve o primeiro foco de gripe aviária identificado no Brasil. A medida teve como objetivo prevenir o avanço da doença.
O volume eliminado equivale a um Airbus 380 vazio, o maior avião do mundo, praticamente todo carregado. O peso também pode ser comparado a um iate de luxo de 80 metros, um prédio de 3 andares, 300 automóveis populares ou 40% do peso do Cristo Redentor.
“Estamos muito atentos aqui. Já providenciamos o isolamento e destruição de todos os insumos de granja que vieram do Rio Grande do Sul e seguimos com atento acompanhamento de todas as granjas, para absoluto controle da situação”, disse à imprensa o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo).
Os ovos não seriam direcionados ao consumo, eram ovos férteis, usados na produção de aves. Novos descartes de produtos em Minas Gerais podem ser feitos nos próximos dias.
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e o Instituto Mineiro de Agropecuária tiveram nesse sábado (17) uma reunião emergencial sobre o tema.
“A iniciativa mostrou-se necessária para manter o controle sanitário, seguindo planos prévios para possíveis ocorrências do tipo, garantindo contenção e erradicação da doença e a manutenção da capacidade produtiva do setor”, diz a nota do governo.
Eles sustentam que as medidas fazem parte do Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patogeneidade, firmado entre União, Estados e setor produtivo em 2022 – quando foi detectado o primeiro foco da doença na América do Sul.
Paraná
No Paraná, os ovos também estão em processo de destruição. Segundo apuração da analista Isabel Mega, os ovos provenientes do Rio Grande do Sul já foram destruídos na sexta (16).
Porém, por medida de precaução, todos os ovos que estavam no mesmo incubatório também estão sendo destruídos. São 10 milhões de unidades no total, chegando a 600 toneladas. O impacto em valores ainda está sendo calculado.
A previsão é que a atividade finalize entra amanhã e terça.