O príncipe William, herdeiro do trono britânico, chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (3) e fez uma sequência de visitas durante a manhã. Ele esteve no Morro da Urca, recebeu as chaves da cidade das mãos do prefeito Eduardo Paes e tirou fotos com moradores.
William foi recebido no ponto turístico ao som da música “Brasileirinho”, tocada por um grupo de chorinho. Durante o encontro, ele conversou com Paes sobre a importância da realização do Prêmio Earthshot, conhecido como o “Oscar da Sustentabilidade”, que reconhece soluções dedicadas a resolver os maiores desafios climáticos do planeta.Play Video
Neste ano, duas iniciativas brasileiras estão presentes entre as 15 que chegaram à etapa final do prêmio: o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), um projeto do governo brasileiro; e a startup brasileira re.green, que utiliza inteligência artificial para restaurar florestas e gerar empregos.
Depois da visita, William tirou fotos com moradores que estavam na região. O motoboy Renan Colaris, que estava com a esposa na região, foi uma das pessoas que registou o encontro. “Foi uma surpresa, não estávamos esperando. Pedi para tirar foto, ele foi bem simpático. Fiquei tremendo, mas foi uma experiência única”, disse.
Esquema de segurança
Sob forte esquema, a visita do príncipe William ocorre quase uma semana após a megaoperação nas comunidades do Alemão e da Penha, que deixou mais de 120 pessoas mortas. A ação foi a mais letal da história do Estado e teve quase 100 fuzis apreendidos.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, que entregou de forma simbólica as chaves da cidade para William, a visita é uma oportunidade para mostrar a cidade para o mundo de uma forma diferente.
“Ele estava curioso com a floresta dividindo a área urbana, o contraste das favelas com as áreas mais nobres. O Rio é uma cidade querida, mesmo com os problemas que tem, infelizmente estamos nas páginas de uma maneira que não gostaríamos, mas ele ajuda a mostrar que vale a pena lutar pelo Rio”, disse Paes.
Príncipe na COP30
Depois da visita ao RJ, que termina na quarta-feira (5), William deve viajar para Belém, onde participará da Cúpula de Líderes Mundiais da COP30, nos dias 6 e 7 de novembro, representando o pai, Rei Charles III na programação internacional que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

