O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), pediu ajuda ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante da crise no fornecimento de energia elétrica que atinge a capital e a Região Metropolitana pós a passagem de um ciclone extratropical pelo estado.
Nunes disse: “O senhor precisa nos ajudar nisso, não está fácil”. O prefeito e Lula estiveram juntos na inauguração do SBT News, em São Paulo, nesta sexta-feira (12).
A declaração ocorre após os impactos do ciclone extratropical que atingiu o estado de São Paulo nos últimos dias. Segundo dados mais recentes, cerca de 680 mil clientes ainda estavam sem energia nesta sexta-feira (12), de acordo com a Enel.
Desde segunda-feira (8), foram registrados mais de 1.600 chamados por queda de árvores, além de transtornos no trânsito, falhas no transporte público e interrupções prolongadas no fornecimento de eletricidade.
Em nota, a companhia informou que, em certas localidades, o restabelecimento é mais complexo por envolver a reconstrução da rede, substituição de postes, transformadores e, em alguns casos, a recondução de cabos quilométrico.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é o principal órgão responsável por regular, fiscalizar e, se necessário, intervir em empresas de distribuição de energia elétrica no Brasil. As normas seguidas pela agência são definidas por um conselho com ministérios do governo.

