Nesta segunda-feira (30), o Rock in Rio inicia a campanha que celebra os 40 anos do festival e convida o público para a próxima edição. A comunicação inaugura o mote “Rock in Rio 40 anos e para sempre”, uma ode ao passado, presente e futuro do festival. O Rock in Rio tem início em 13 de setembro de 2024.
Dessa forma, o filme principal exibe a trajetória de um casal que se conhece na primeira edição do Rock in Rio, em 1985. O mesmo casal tem outros momentos de vida permeados pelo evento, como anúncio de gravidez e primeira ida da neta ao festival.
Conforme Ana Deccache, diretora de marketing do Rock in Rio, o intuito é transmitir como o festival faz parte de grandes encontros do público, se tornando fonte de histórias inesquecíveis. “É uma história de amor da marca com o público e vice-versa. Tem pouco produto da campanha porque o produto está no coração das pessoas. Estamos celebrando esses grandes encontros que são verdadeiros”, descreve a executiva.
Rock in Rio aposta no UGC
Assim, para agregar essa coletânea, a empresa irá lançar a plataforma “Nossas Histórias”, onde o público pode publicar fotos com descrições sobre sua história com o Rock in Rio. Segundo Ana, a plataforma faz parte da estratégia UGC (sigla para conteúdo gerado pelo usuário) da campanha, que conta com peças para diferentes meios de comunicação. A comunicação foi desenvolvida pela Rockers, hub do Grupo Dreamers criado para atender às contas de Rock in Rio, The Town e Rock in Rio Lisboa.
Para o marketing dos festivais Rock in Rio e The Town, o pico de awareness ocorre um ano antes do evento, que é quando a empresa divulga a primeira campanha. Ainda assim, a comunicação é “always on”, diz Ana. Para essa campanha, a marca trabalha diversos pilares: mídia, relações públicas e o UGC.
Para as próximas comunicações, a executiva adianta que o Rock in Rio irá revelar artistas, novidades nos palcos (o palco Sunset, por exemplo, ganhará dimensões próximas ao palco Mundo) e mudanças na organização do local. Muitas das mudanças foram inspiradas pela primeira edição do The Town, que ocorreu em São Paulo.
Além disso, a empresa apostará em mostrar cada vez mais os bastidores do evento. A equipe notou que os fãs tem curiosidade para saber como funciona a montagem do evento.
Cocriação se torna fundamental
Ana Deccache adianta que o festival visa criar mais projetos em parceria com as marcas, em cocriação com os patrocinadores e apoiadores. Atualmente, o Rock in Rio já conta com 14 patrocinadores.
“Nesta edição, nossa meta é aumentar os processos de cocriação com marcas grandes e potentes e pelo fato de quanto melhor a marca comunica, melhor para mim, e vice versa. Somamos os esforços, mas multiplicamos os resultados quando trabalhamos com os parceiros”, adianta.
Toda a comunicação dos festivais Rock in Rio e The Town são adiantadas para as marcas parceiras, com o intuito de ajudar os parceiros a estarem alinhados aos festivais. Ana diz que os parceiros estão trabalhando nessa questão.
“As marcas estão num crescente de comunicação. Sempre soubemos que éramos uma plataforma para ser ativada ao longo do ano, mas a comunicação das marcas era sempre muito próxims do festival. Quando tivemos a pandemia, entendemos que a melhor coisa que existe é quando eu estou com o outro celebrando algo especial. As marcas percebemram o potencial de plataforma. Em 2022 eles comunicaram com antecedencia e o The Town foi um sucesso nesse quesito”, explica a executiva.
*Com informações UOL