O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que 60 candidatos tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
Na edição anterior, em 2022, apenas 18 candidatos alcançaram a nota máxima.
Os números mostram que, do total de 60, apenas quatro candidatos são oriundos da rede pública de ensino, sendo que 40% do total dos estudantes que participaram do exame nacional são da rede pública.
Tema
Para o diretor de Avaliação da Educação Básica do Ministério da Educação, Rubens Lacerda, o principal motivo para o aumento de notas mil na redação foi o tema: desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
“Foi um tema relevante socialmente, discutido amplamente. Isso permitiu que as pessoas tivessem condição para discutir esse tema com, não vou dizer facilidade, mas uma certa fluidez. E isso permitiu o aumento das notas mil este ano.”
O Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (16), o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
A nota poderá ser utilizada para participação em programas federais como Sisu, ProUni e Fies. Para acessar, o candidato deve entrar na Página do Participante e fazer o login utilizando o cadastro do portal gov.br.
Estudar no exterior
O Inep informa que 29 universidades de Portugal aceitam a nota do Enem em seus processos seletivos.
O Ministério da Educação adverte que os acordos com as instituições de ensino portuguesa “não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil pelo governo brasileiro” e que “a revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes formados em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira”.
“Todos os estudantes pagam taxas como forma de coparticipação nos custos do ensino, mesmo nas instituições públicas”, informa a pasta.