O Itamaraty afirmou que pelo menos sete países já manifestaram disposição em ajudar o Brasil no apoio à população atingida pela tragédia no Rio Grande do Sul. A maior parte deles é da América do Sul, mas houve contato ainda do Oriente Médio e América do Norte.
Nos últimos dias, segundo o governo brasileiro, Argentina, Chile, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e Venezuela manifestaram solidariedade e ofereceram doações e ajuda.
Leia mais: Judiciário direciona R$ 60 milhões em auxílio ao Rio Grande do Sul
Segundo a diplomacia brasileira, quando um país entra em contato com a disposição para oferecer ajuda, quem avalia a possibilidade de receber a doação é o Comando Operacional Conjunto da Operação Taquari II, que toma as decisões dos trabalhos emergenciais em conjunto com o governo do estado.
Por parte das relações exteriores, a Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Itamaraty, envia esforços para viabilizar e receber as ofertas quando aceitas pelo comando.
O Uruguai, país que faz fronteira com o estado, já anunciou a disponibilização de helicópteros para auxílio nos resgastes. Já a Argentina, outro país fronteiriço com o Rio Grande do Sul, vai enviar pastilhas purificadoras de água. Há falta de água para consumo e higiene básica, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Para acompanhar mais notícias sobre a crise no Rio Grande do Sul, acesse o portal Vanguarda do Norte.