O velório da cantora Preta Gil, que faleceu no último domingo (20), é realizado nesta sexta-feira (25) no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro. Centenas de fãs acompanham a cerimônia e enaltecem a artista com cartazes e outras homenagens.
A preparação começou três dias após a morte com interdições em diversas vias no entorno do local do evento, que tem acesso aberto ao público, onde os fãs da artista podem se despedir junto com amigos e familiares.

Além disso, a despedida conta com a presença de diversas personalidades como os cantores Thiaguinho e Péricles e os atores Marcelo Serrado e Alice Wegmann. Coroas de flores foram enviadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela primeira-dama Janja.


Após o velório, o corpo da cantora será levado até o Cemitério da Penitência, no Caju em cortejo a bordo de um carro do Corpo de Bombeiros.
O trajeto seguirá parte do novo Circuito de Blocos de Carnaval de Rua “Preta Gil”, criado pela Prefeitura como homenagem à artista, que comandava o tradicional Bloco da Preta durante o Carnaval carioca.


O corpo chegou ao Rio de Janeiro na quarta-feira (23). A primeira escala da viagem foi o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, de onde partiu antes das 9h rumo ao Aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense.
Atendendo a um pedido da própria artista, a cremação será realizada após uma cerimônia de despedida restrita a familiares e amigos próximos, prevista para ocorrer até as 17h.