Manaus (AM) – Destinado a estimular a conscientização da importância da educação, o dia 28 de abril (Dia da Educação) busca notoriedade para um assunto de extrema relevância da convivência humana. A reportagem do Vanguarda do Norte reuniu opiniões sobre a importância e defesa de uma educação mais inclusiva para o mundo.
Leia também: Prefeitura de Manaus amplia parceria com faculdade para atendimento de alunos da Educação Especial
O dia foi escolhido em 2000, quando terminava o Fórum Mundial de Educação, realizado em Dakar, no Senegal, naquele ano. Participavam do evento 164 países que se comprometeram em levar a educação básica e secundária à todas as crianças e jovens do mundo, com metas estabelecidas até 2030. O evento foi organizado pela Unesco, que reuniu líderes de diferentes países, incluindo o Brasil.
Importância
Para garantir mais qualidade de vida para a população, a educação é fundamental, tanto na busca por uma vida mais digna quanto para proporcionar melhores oportunidades futuras. Para além disso, o acesso à educação contribui diretamente no combate às desigualdades sociais enfrentadas no mundo todo, inclusive, a qualidade educacional aparece com destaque entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OSD) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para a técnica em enfermagem Eudevânia Rocha, educação é a base do crescimento ser humano em diversos pontos da vida. Ela ainda fala em priorizar a continuidade dos filhos em suas escolas.
“A educação é a base da vida dos seres humanos e levo isso em extrema consideração. Principalmente quando se trata dos meus filhos. Sei que a educação começa em casa, mas também precisamos da escola para continuidade no aprendizado de assuntos mais específicos. Uma pessoa que é bem educada, tem grande chance de crescer em diversas áreas, tanto da questão profissional ou até mesmo a emocional”.
O jornal Vanguarda do Norte conversou com a professora Izivana Xavier, da cidade de Santarém, no Pará, com quem foram abordados tópicos importantes para o avanço e acesso à educação mais inclusiva no Brasil.
O que a escola deve fazer para estimular o pensamento crítico de que a educação é importante?
“Trazendo a realidade dos alunos para dentro da escola, desenvolvendo nos mesmos o poder de persuasão e mostrando a eles que tudo é e se faz educação, e que está só será de qualidade se nossos alunados entenderem o que de fato significa educação”.
Além do analfabetismo, quais são os desafios da escola para promover uma educação de qualidade?
“O principal desafio da escola é trazer os pais para junto da escola, pois hoje cada educandário busca projetos para que esses país possam ser presentes nas escolas e como podemos ver, ainda é o principal desafio na educação se duvidar mundial”.
Quem deve cobrar políticas públicas que deem acesso a uma educação de qualidade e inclusiva?
“As políticas públicas educacionais devem ser cobradas de modo geral, mas hoje vemos que a sociedade ficam esperando essa cobrança dos professores e gestores, no entanto a sociedade em geral deve cobrar ferrenhamente tais políticas educacionais”.
A evasão escolar ocorre mais no ensino fundamental, médio ou EJA? Quais são os fatores?
“Sem dúvidas a evasão ainda está na EJA, existem vários fatores, mas o principal é o incentivo por parte do governo e a falta de tempo bem como o cansaço dos alunos”.
Finalizou a professora
De acordo com a educadora, um dos principais desafios para que a educação permaneça com qualidade é processo evolutivo das tecnologias, que com o passar do tempo, pode contribuir ou não no sistema de ensino.
Dessa forma, acompanhar as mudanças sociais e tecnológicas que vivemos inclui a mudança do currículo escolar, a formação e capacitação dos professores e a criação de um ambiente escolar inovador.