Manaus (AM) – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, nesta quarta-feira (1°), a aula inaugural para o primeiro semestre do Projeto Educacional Bombeiro Mirim (Proebom). Ao todo, são 800 vagas para alunos na capital e no interior, que fizeram inscrição para participar do projeto de formação.
O vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, representou o governador Wilson Lima na solenidade, realizada no Comando-Geral do Corpo de Bombeiros do Amazonas. Participaram da aula inaugural 150 alunos pertencentes a três unidades operacionais de Manaus.
Esse é um projeto de resgate e proteção social. Um projeto que é um exemplo de como tratar as nossas crianças e adolescentes, e acima de tudo, uma ação social”, disse o vice-governador.
O evento, que marca o início das aulas, foi transmitido ao vivo para as outras turmas da capital e do interior, exceto em Iranduba, onde a solenidade será realizada nesta quinta-feira (02/03).
De acordo com o comandante-geral do CBMAM, Orleilso Ximenes Muniz, às vagas ofertadas serão distribuídas nas 13 unidades operacionais do CBMAM, que pertencem ao Comando de Bombeiros da Capital e ao Comando de Bombeiros do Interior (CBI).
“Nós trabalhamos a hierarquia e disciplina. Aqui, eles aprendem instruções técnicas, aprendem que não podem mentir. Então, eles transportam para os seus lares e para as escolas que eles convivem. Esse projeto é realmente transformador. Que futuramente eles se tornem homens e mulheres honrados”, ressaltou o comandante.
Formação
Durante seis meses, os novos alunos bombeiros mirins vão receber aulas de história dos bombeiros e Defesa Civil, educação física, noções de salvamento aquático, noções de combate a incêndio, noções de salvamento em altura, noções de primeiros socorros, estudo e prática Bombeiro Militar – Ordem Unida, ética e cidadania, e Estatuto da Criança e do Adolescente.
Na grade curricular constam ainda educação em saúde, musicalidade, noções de educação ambiental, noções de educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, além de palestras, formaturas, filmes, recreação, atividades culturais e passeios.
Izabel Barroso, de 48 anos, mãe de um bombeiro mirim, enfatizou que o projeto tem sido um auxiliar na educação do filho. Mãe solteira, ela conta que é difícil educar uma criança, mas que as aulas estão ajudando dentro de casa.
“Eu represento o papel de pai e mãe, então é uma responsabilidade bem maior. Com certeza, desde o início do projeto já começou a mudar a minha rotina, porque nos aproxima dos nossos filhos. É como se eu sentisse a paternidade no projeto, ele auxilia com uma educação melhor, contribui na minha casa e no respeito, principalmente”, contou.
Iniciativa
O Proebom é um projeto de responsabilidade social do CBMAM, tendo como foco a valorização dos ideais de cidadania e civismo na formação de crianças e adolescentes. Dessa forma, o Corpo de Bombeiros Militar contribui com a sociedade amazonense no sentido de auxiliar na formação básica dos cidadãos.
A bombeiro mirim Michele Araújo, de 13 anos, que passou a ser monitora de turma, ressalta que o projeto transformou a sua vida.
Eu me sinto privilegiada de participar, porque é um projeto em que todo mundo quer estar. Mudei muito do início para cá. Hoje sou monitora e sinto que estou bem melhor como pessoa”, explicou.
*Com informações da assessoria