Curitiba – Os visitantes da maior mostra científica do país a ExpoT&C, que ocorre na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), têm a oportunidade de conhecer de perto as ações desenvolvidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em prol do fortalecimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), no estande do Governo do Amazonas.
Dessa maneira, a Fapeam apresenta sua atuação com missão de fomentar a pesquisa básica, aplicada no Amazonas, visando o desenvolvimento econômico e social da região.
Os investimentos do Governo do Estado, que ultrapassam mais de R$500 milhões de 2019 a 2023, também estão sendo apresentados aos visitantes da ExpoT&C.
No último quadriênio, mais de 10 mil projetos foram apoiados pela instituição, na capital e no interior do estado. Dessa forma o Amazonas também segue sendo o estado que mais investe em bolsas, com recursos próprios na formação de recursos humanos altamente qualificados. A Fapeam apoiou a titulação de um total de 1,3 mil novos mestres e doutores.
A saber, no primeiro trimestre, a instituição concedeu mais de mil bolsas para mestrado, doutorado e 1,3 mil bolsas de iniciação científica em graduação.
Fapeam na ExpoT&C
O estande do Governo do Amazonas está na maior mostra científica do país a ExpoT&C, aberto para visitação pública, e reúne a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Fapeam, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
Com temática amazônica, o espaço certamente apresenta o trabalho desenvolvido pelas quatro instituições no estado.
SBPC
Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil e que, ininterruptamente, realiza desde 1949 sua Reunião Anual, considerada o maior evento científico da América Latina.
Ademais a ExpoT&C é um dos pontos altos da Reunião da SBPC, que este ano celebra o 30º aniversário. A mostra de ciência e tecnologia reúne expositores como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.
Em suma cada ano, a SBPC leva a Reunião Anual a um estado brasileiro, com prioridade em universidade pública. Aberto a todos e gratuito, o evento traz como tema, em 2023, “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”.
Edição: Hector Silva, com informações da assessoria
Leia também: Vice-presidente Geraldo Alckmin anuncia novos investimentos à Zona Franca de Manaus