Em mais uma atividade em atenção à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre entre os dias 21 a 28 de agosto, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar realizou, nesta terça-feira (27/08), a primeira edição do ‘Encontro Pedagógico da Educação Inclusiva’.
Com a presença de gestores, pedagogos e professores da rede estadual, palestras e oficinas foram ministradas com o objetivo de estimular a mobilização e sensibilização sobre a educação inclusiva.
De acordo com a gestora da Escola Estadual de Atendimento Específico (EEAE) Mayara Redman Abdel Aziz, Adriana Boh, a presença massiva dos profissionais da educação é essencial para uma mudança de paradigma.
“Com as atividades, queremos contribuir, com subsídios, para que os educadores aqui presentes retornem aos seus ambientes de trabalho com uma sensibilização maior e, assim, promover o fortalecimento e a consolidação da educação inclusiva em todas as nossas escolas”, compartilhou a gestora.
Atividades
Realizado no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista, no Japiim, zona sul de Manaus, o encontro pedagógico foi planejado para proporcionar o contato entre a teoria e a prática aos docentes participantes.
Além das palestras e oficinas, a iniciativa também contou com um painel interativo, em que foram apresentados os serviços oferecidos pelo Mayara Redman para as outras unidades de ensino da rede estadual, como o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), o Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e o Programa Educacional de Atendimento Pedagógico Diferenciado Hospitalar e Domiciliar (APD).
Pontapé nas reflexões do público, a palestra ‘Tenho um estudante com deficiência, e agora?’, da professora Karen Ponce, se tornou em esboços de materiais adaptados com a oficina de produção, destinada aos professores presentes. Já para os gestores e pedagogos, os conceitos da pedagogia atitudinal na educação inclusiva foram os temas trabalhados.
“Falamos sobre didática, ambiente escolar e adaptações em geral. O professor precisa se capacitar perante os assuntos da educação inclusiva. Esse é o primeiro passo. Depois, em parceria com a escola e a família, é possível construir estratégias, unificação e resultados dentro de sala de aula”, enfatizou Karen Ponce.
Em prática
Entre os representantes das escolas regulares na primeira edição do Encontro Pedagógico da Educação Inclusiva, a gestora Luciele Oliveira, da EE Professor Benício Leão, zona sul de Manaus, ressaltou a utilidade do tema discutido e afirmou que os conhecimentos adquiridos serão compartilhados na unidade de ensino em que ela atua.
“Esse é um tema muito importante, porque cada vez mais temos alunos com que necessitam do atendimento especializado. Depois de ter contato com a criação e utilização de materiais adaptados, levo para minha escola uma gama de conhecimentos. Já abraçamos a educação inclusiva e agora podemos fazer isso com mais qualidade”, destacou a gestora Luciele Oliveira.
Nesta quarta-feira (28/08), na quadra da EE de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, zona centro-sul da capital, a 17ª Semana da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Educação se encerrará com um grande Show de Talentos, protagonizado por alunos com deficiência das escolares regulares de todas as Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) e das quatro unidades de atendimento específico da rede estadual. Às 16h, mais de 200 pessoas são esperadas, com apresentações musicais, coreográficas e de peças teatrais.