Apesar do crescimento, diretor da feira internacional, que irá reunir setor naval em Manaus, aponta desafios
Navegistic, que ocorre anualmente no Paraguai há uma década, irá desembarcar – pela primeira vez – em Manaus, entre os dias 16 e 18 de maio, trazendo todo o conhecimento e experiência na bagagem. Trata-se de um encontro entre agentes atuantes no setor de logística fluvial. A organização do evento espera receber cerca de 3 mil pessoas durante a exposição, que acontecerá no Studio 5 Shopping e Centro de Convenções, local que abrigará 200 empresas, órgãos públicos e instituições de pesquisa em 50 estandes.
Com a proposta de ser um espaço para networking e negócios, a programação dos três de atividades inclui debates sobre investimentos no setor, desburocratizações e avanços em logística, e a ministração, por palestrantes internacionais, de cursos de capacitação técnica para profissionais e interessados no ramo.
Dados do balanço anual do Estatístico de 2022, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), demonstram que a região Norte possui um alto potencial econômico de desenvolvimento no transporte de passageiros e no deslocamento de mercadorias pelo transporte fluvial, importante modal se considerarmos a geografia local banhada por rios. Segundo os dados, as instalações portuárias da região movimentaram 138,4 milhões de toneladas em 2022. O número representa uma variação positiva de 12% em comparação ao ano anterior, reforçando o bom desempenho no período!
Tanto os portos organizados quanto os Terminais de Uso Privado (TUPs) da região Norte apresentaram crescimento. Ao todo, os terminais autorizados movimentaram mais de 100 milhões de toneladas – aumento de 12,37% em comparação ao ano anterior. Já os portos organizados da região movimentaram 38,3 milhões de toneladas – aumento de 11,16% quando comparado a 2021.
Mas, entretanto, apesar de muitas oportunidades, o setor enfrenta seus desafios, conforme pontua o diretor de Operações e Comercial do Grupo Empresarial de Consultores e diretor de desenvolvimento de novos negócios da W&L VASE, Wilson David Semeghini (foto).
“Gostaríamos que a Navegistic seja o ponto inicial para novos projetos, novas discussões para melhorar o desenvolvimento da região Norte do Brasil e que, realmente, o governo federal veja esta região como umas das mais produtivas do país, que carece resolver as problemáticas da Logística e do financiamento para todas as empresas (desde as menores até as maiores), conforme suas necessidades e projetos. Seria de nossa maior admiração que quando a Navegistic retorne a Manaus em maio de 2024, todos possamos observar que a edição de 2023 foi valiosa e que possamos fazer algo muito maior e melhor para segunda edição”, analisa.
O evento é gratuito e para participar das atividades e conferências é só realizar o credenciamento prévio pelo site (navegistic.com), onde a programação completa pode ser consultada, ou fazê-lo presencialmente, no horário de 15h às 21h.
‘Adeus, Cinderela’: teste avalia adulteração em bebidas alcóolicas
Você, com certeza, já ouviu falar do golpe “Boa noite, Cinderela”, que ocorre quando um indivíduo mal-intencionado mistura uma ou mais substâncias alcaloides na bebida alcoólica de alguém, deixando-a vulnerável a roubos, estupros e outras mazelas.
Se depender de uma estudante americana, esse golpe pode estar próximo do fim! A jovem, de 18 anos de Connecticut, desenvolveu um sensor que detecta difenidramina (DPH, na sigla em inglês), ingrediente presente em drogas que podem ser adicionadas à bebida e deixar a pessoa à mercê de diversas situações indesejadas, no caso do estudo dela, a preocupação está, principalmente, relacionada a casos de estupro. Então, se o indivíduo tiver dúvidas se o líquido está adulterado pode fazer o teste inserindo um pequeno conteúdo da bebida em uma garrafa e adicionar gotas do ajustador de pH que a estudante criou, e se o líquido ficar vermelho é porque a bebida foi adulterada. O diferencial do teste da americana é que é super barato (custa por volta de 1 dólar) e é mais assertivo que outros, pois o processo sofre menos interferências externas, permitindo que o resultado seja mais fidedigno!
Pesquisa mostra atenção de líderes em relação ao tema sustentabilidade
A Honeywell, empresa de tecnologia dos Estados Unidos, divulgou um levantamento que mostra que na América Latina 52% dos entrevistados estão otimistas em relação ao cumprimento das metas de sustentabilidade até 2030. Já em relação à questão ambiental o estudo apurou que 71% dos CEOs responderam que essa é uma das principais prioridades. Participaram do levantamento 750 líderes empresariais diretamente envolvidos com iniciativas socioambientais nas companhias.
Apesar de muitas empresas acharem o tema árido, a questão da sustentabilidade tem se mostrado um pilar para a perenidade empresarial. Mais cedo ou mais tarde, elas terão que implementar medidas pra, no mínimo, manterem parcerias com as que já estão mais avançadas no assunto.
O tema foi abordado recentemente no evento “Oportunidade de Transformação Corporativa na Amazônia”, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) em parceria com a Schneider Electric do Brasil, em que mais de 40 diretores e representantes de empresas instaladas na região participaram do ciclo de atividades e palestras que propôs, entre outras ações, uma contextualização e diálogo sobre assuntos ligados à preservação do meio ambiente, como a descarbonização, adoção de práticas ESG e o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas linhas produtivas.
Voltz ‘derrapa’ na pista: funcionando há quase 1 ano em Manaus, empresa sofre ação de despejo
Há praticamente um ano, a Voltz Motors, startup de tecnologia de mobilidade elétrica, recebia um importante aporte de R$ 100 milhões, liderado pela Creditas, para, entre outros investimentos, a construção da fábrica de motos no Polo Industrial de Manaus (PIM). Agora, a companhia é alvo de uma ação de despejo relativa à falta de pagamento do galpão que a empresa ocupa em Manaus. O processo movido pela empresa Manaus III do Brasil Projetos Imobiliários Ltda. tem valor de quase R$ 2,8 milhões.
Entrei em contato com dois profissionais que atuavam na Comunicação da Voltz, porém, não fazem mais parte do time e ficamos sem entender o que ocorreu para que a empresa, em tão pouco tempo, passasse por tal situação. Na coluna Capital, do O Globo, na quinta-feira (11/5), Renato Villar, CEO da startup, afirmou que deve apenas dois meses e que conversa de forma amigável com a parte envolvida, e que a causa dos problemas se deve a questões logísticas. Tomara que a bateria não descarregue!
RÁPIDAS & BOAS
Mato Grosso assinou na quarta-feira (10/05) a criação da Câmara de Bioeconomia da Amazônia da cidade de Miami, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, com o objetivo de fomentar investimentos e ambiente econômico para comercializar produtos da floresta no mercado internacional. Com a parceria, o estado pretende possibilitar a troca de experiências e iniciativas cooperativas que fortaleçam o comércio de produtos da bioeconomia amazônica.
***********************************************
Na segunda-feira (15/5), às 16h, no Palácio dos Leões, na sede do Governo do Maranhão, em São Luís, ocorre a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Governo do Estado. Trata-se da oficialização da cooperação entre as partes para a execução de um projeto para a conservação da Amazônia, em que serão investidos 96 milhões de dólares e a iniciativa alcançará os nove estados da Amazônia Legal.
***********************************************
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), parceiro da Faculdade Boas Novas, está com inscrições abertas para processo seletivo de bolsas de estudos, gratuitas aos selecionados, para cursos on-line com Certificação Profissional Google emitida pela Coursera. As inscrições no processo seguem até sábado (20/5), pelo link (https://tinyurl.com/processo-seletivo-ciee-google).