Startup amapaense, que produz café de açaí, mira no mercado internacional
Com alto valor agregado e importante para a economia da região Norte, o açaí, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traduz sua potencialidade econômica quando vista em dados nacionais. De acordo com o órgão, em 2021, foram produzidos no Brasil cerca de 1,4 milhão de toneladas de açaí em mais de 200 mil hectares de plantio, mostrando que a cadeia de valor do fruto foi de R$ 5,3 bilhões.
Tudo seria uma maravilha se os resíduos do açaí não causassem graves impactos ao meio ambiente devido ao acúmulo e despejo em locais inapropriados! Entretanto, a boa notícia é que o caroço do fruto pode ser reaproveitado e utilizado no artesanato, como adubo orgânico (após sua decomposição), e há – inclusive – empresas que transformam esses resíduos em bebidas aromáticas, como é o caso da startup
Engenho Café de Açaí, fundada em 2020, no estado do Amapá, pela sócia e CEO Valda Gonçalves (foto) e seu esposo e sócio Lázaro Gonçalves.
“Estávamos buscando uma forma sustentável de reaproveitar os caroços do açaí. Nós constatamos que já havia projetos-piloto que aproveitavam os caroços do açaí na produção de carvão, adubo, fertilizantes, biojoias e até ração, porém nada relacionado à alimentação humana. Foi daí que surgiu a ideia de transformar o caroço em bebida aromática. Fizemos vários testes até chegar a uma forma de protótipo viável e com sabor e aroma semelhantes ao café tradicional. Depois foi só aperfeiçoar a torra e o processamento inovador que retira as fibras do caroço, tornando o nosso sabor diferente de todos os que vieram depois. Assim, fomos a primeira empresa a utilizar de forma integral o fruto do açaí para fins alimentícios”
afirma a empreendedora.
Após o período de pesquisas, a startup passou a fabricar seu carro-chefe: o café de açaí! Vendido a distribuidoras, no atacado e no varejo ao consumidor final por preços que variam entre R$ 8 a R$ 15. A Engenho mantém seis funcionários na linha de produção.
A empresa retira da Amazonbai 4 toneladas/mês de resíduos do fruto que vão para a fabricação dos cafés. Segundo Valda, já existem planos para a expansão da planta fabril e aumento da capacidade produtiva. “Há um projeto para 2023 onde visamos à expansão do espaço fabril, bem como aumentar a capacidade de produção para 12 toneladas/mês, e aumentarmos para 20 funcionários”, antecipa.
Planejando a expansão de sua fábrica e o lançamento de uma nova linha de itens, Valda esteve recentemente na Alemanha para conhecer as possibilidades de entrada do produto no mercado europeu e aumentar as conexões de networking da marca. De acordo com a CEO, a experiência possibilitou a ampliação da base de clientes e o aumento de sua rede de contatos para futuros negócios internacionais.
“Pude entender como funciona o mercado europeu e os benefícios de se fazer parceria aqui, como o acesso a incentivos fiscais e as facilidades para exportação de produtos de origem orgânica, além de conhecer o ecossistema de inovação e tecnologia. Fiz contatos, network e parcerias para que em 2023 sejamos a primeira startup amapaense a exportar esse tipo de bebida para o continente europeu pelas portas alemãs”
conclui.
Para conhecer a Engenho do Açaí, basta entrar em contato pelo (96) 9 9185 6389, Instagram (@engenhocafedeacai) ou e-mail (valgoncalves1110@gmail.com).
Empreendedorismo feminino no Norte: banco oferece capacitação via WhatsApp
Com o objetivo de contribuir para inclusão e empoderamento feminino, o Itaú mantém o programa Itaú Mulher Empreendedora, que – inclusive – captou, no mês passado, nada menos do que R$ 2 bilhões em Letras Financeiras (LF) Sociais para financiar pequenas e médias empresas lideradas por mulheres. Cerca de 10% desse recurso deve ser direcionado às empresas comandadas por lideranças femininas nas regiões Norte e Nordeste.
E para tornar o programa ainda mais acessível, o banco oferece um módulo de capacitação que pode ser feito pelo celular, via WhatsApp, que já alcançou 2.500 empreendedoras em todo país. Nesta nova fase, o curso será voltado para as mulheres das regiões Norte e Nordeste, com 1.400 vagas disponíveis. As inscrições vão até junho de 2023.
A capacitação conta com 10 videoaulas, de 2 a 5 minutos de duração cada. Alguns dos temas abordados no módulo pelo app de mensagens instantâneas são: “a fórmula do lucro”, “importância do planejamento”, “orçamento familiar” e “inovação”, temas essenciais para o conhecimento de qualquer empreendedor.
Para ter acesso às videoaulas, inscreva-se gratuitamente no site do programa (https://www.itaumeunegocio.com.br/).
Coldplay investe em recursos mais sustentáveis
A banda inglesa, que está em turnê pelo Brasil, tem dado o que falar nas apresentações de São Paulo: shows lotados, golpe da maquininha e arquibancadas inundadas, já que São Pedro não deu trégua, são alguns dos problemas mais pontuais. Mas, pra piorar a lista de reclamações, até a filha da Baby do Brasil, a pastora-missionária Sarah Sheeva tem pregado que no céu não toca `Capetaplay´, criticando o repertório da banda.
Por outro lado, os integrantes decidiram apelar à tecnologia, ao biocombustível e materiais reutilizáveis para que a turnê cause o menor impacto ambiental possível. Tudo foi alicerçado em três frentes: diminuição das emissões de CO2, uso de tecnologias ecológicas e com baixa emissão de carbono, e a banda se propõe a compensar os impactos provocados pelas apresentações. Várias ações práticas estão sendo tomadas pelo Coldplay para ajudar o meio ambiente. Assim os meninos vão pro céu, né?
Com crescimento do mercado de energia solar, franquia busca parceiros
Crescendo de vento em popa, segue o mercado de energia solar no Brasil, país com altos índices de irradiação solar e que, portanto, contribui para um bom desempenho dos sistemas fotovoltaicos se considerarmos os fatores climáticos. Além disso, é sempre pertinente lembrar que essa solução é sustentável e renovável, sem contar que ninguém aguenta mais pagar a conta da energia elétrica.
Por essa razão, as franquias de energia solar prometem ser opção segura de negócio para que quer entrar no mercado. A Blue Sol Energia Solar, empresa especializada em energia fotovoltaica, planeja dobrar de tamanho em 2023. A companhia encerrou 2022 com 300 franquias e busca parceiros para operar no Mato Grosso do Sul, Acre e Tocantins, onde ainda não há franquias da marca e que estão no alvo da expansão.
RÁPIDAS & BOAS
As inscrições para participar do Programa Gênese vão até o domingo (19/3). A iniciativa é voltada a jovens que pretendem iniciar no empreendedorismo. O programa integra a Plataforma de Inovação em Negócios da Bioeconomia da Jornada Amazônia, iniciativa coordenada e executada pela Fundação CERTI, com a coparticipação e investimentos do Bradesco, Fundo Vale, Itaú Unibanco e Santander. Para proceder a inscrição, basta acessar ao link (https://bityli.com/9wZjJ).
Na quinta-feira (23/3), das 9h30 às 11h30 (Horário de Brasília), irá ocorrer o `UK-Brazil Partners in Tech´, realizado em parceria com a Mescla – PUC Campinas, Fundação Fórum Campinas Inovadora, Venture Hub e Softex Campinas. Na ocasião, participarão o time de investimentos do governo britânico e o especialista tech Chris Moore. O evento é presencial e a inscrição pode ser realizada pelo link (https://bityli.com/N4Dr1D).
Nos dias 23 e 24/3, das 8h30 às 18h, acontecerá o Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção Civil (FNNIC), no Quality Hotel. O evento é organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (SINDUSCON-AM) e tem o objetivo de impulsionar a atividade econômica. As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas através do link (https://bityli.com/sC8Uij).