Inovação: sistema automatizado pioneiro pode ajudar na erradicação de doenças parasitárias
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) divulgou em abril um estudo inédito que investigou a coinfecção por malária e parasitoses intestinais entre os yanomami. A pesquisa foi realizada no polo base Marari, no Amazonas e constatou o alto índice de infecções, pois – todos os participantes – apresentaram parasitos intestinais. Doenças intestinais seguem banalizadas no Brasil há bons tempos e nos conduz ao personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, que tinha amarelão e vivia cansado, com dores pelo corpo. Só essa doença é responsável pela morte de 60 mil pessoas por ano em todo mundo!
Agora, a gente conta com os avanços da tecnologia para reconstruir um novo cenário, onde as doenças parasitárias sejam evitadas e vidas, poupadas! Estudos realizados entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a empresa Bio Brasil, do Grupo Bringel, com o suporte da startup Immunocamp, permitiram o desenvolvimento de um método pioneiro que utiliza um sistema automatizado para detectar parasitas intestinais de forma mais rápida e barata.
Segundo Fábio Freitas (foto), diretor de Produtos da Bio Brasil, que é biomédico e mestre em parasitologia, o principal diferencial dos produtos desenvolvidos está no ineditismo da tecnologia utilizada para a identificação dos parasitos intestinais. “Não há nenhum sistema no Brasil e no mundo capaz de identificar de forma automática, alta precisão e sensibilidade”, afirma o estudioso.
De acordo com Freitas, o novo sistema é capaz de detectar todo tipo de parasitos desde que obtenha amostras no banco de dados. “O sistema é capaz de detectar e classificar 19 espécies de parasitos não havendo limites de detecção. Além disso, com disponibilidade de amostras podemos adicionar quaisquer outros parasitos intestinais que não estejam em nosso banco de dados, mas que sejam prevalentes em outras regiões do mundo, desde que tenhamos disponibilidade de amostras”, descreve.
De acordo com o porta-voz, o principal desafio no percurso de estudos envolveu a construção de uma metodologia capaz de purificar o material o suficiente para permitir o desenvolvimento de um algoritmo que conseguisse reconhecer as diferenças e classificá-las – parasitos ou impurezas – conforme as informações existentes no banco de dados.
“Além disso, as espécies de parasitos são muito diferentes entre si em termos de tamanho e aparência geral o que levou ao desenvolvimento de um software muito robusto em termos de análise e da exigência de um sistema com alta qualidade de imagem”, acrescenta Freitas.
Em comparativo com as técnicas empregadas na análise laboratorial, a nova técnica de obtenção dos diagnósticos reduz das atuais 2 a 12 horas para um período estimado de 5 minutos, reduzindo significativamente o diagnóstico e os custos operacionais.
Por enquanto, o diagnóstico automatizado está disponível em duas das principais redes de laboratórios brasileiros: a Dasa, que possui unidade em todas as regiões, e o Afip, de São Paulo. Mas, a previsão é que ainda em 2023 o novo sistema de exames esteja disponível para a população na cidade de Manaus.
Homem e inteligência artificial: entes unidos criam agrorrobô
O tal do ChatGPT tem dado muito o que falar! Aqui na ponta do iceberg a inteligência artificial parece ter surgido para solucionar todos os problemas e dilemas da humanidade. Agora, lá pra frente, ninguém sabe dizer – ao certo – como essa trama irá se desenrolar. Mas, uma iniciativa desenvolvida por pesquisadores da Delft University of Technology, na Holanda, e do Swiss Federal Institute of Technology (EPFL), em parceria com uma linguagem ChatGPT-3 (atuando como um gerador de ideias de engenharia) resultou na criação de um braço robótico que consegue colher tomates em um ambiente de estufa. O diálogo entre homem e plataforma de respostas permitiu que o projeto fosse desenvolvido de acordo com as decisões orientadas pelo programa, mas com o bom senso da equipe de cientistas. Tomara que esse relacionamento (positivo) se mantenha por séculos!
Taco Bell lança primeiro wrap vegano da rede
Há mais de uma década, o Subway lançou o sanduíche vegano `Veggie Delite´, nos Estados Unidos. Foi uma aposta acertada! Com a mudança das gerações e hábitos alimentares, nunca antes na história desse planeta falou-se (comeu-se) tanto em sandubas veganos, aqueles sem proteína animal. Depois dele, ao longo do tempo, várias redes foram implementando novas opções de iguarias veganas nos seus cardápios, como o Burg King, McDonald´s, Domino´s Pizza, dentre outros estabelecimentos. Agora, a Taco Bell, famosa pelos burritos e tacos mexicanos, opções vegetarianas, se rendeu à onda vegana e acaba de divulgar que a rede está testando um `crunchwrap vegano´, item totalmente livre de insumos de origem animal e que adiciona uma proteína vegetal. Fez ela muito bem, já que de acordo com um estudo da Allied Market Research, o mercado vegano foi avaliado em USD$ 19,7 bilhões em 2020 e a expectativa é que cresça para mais de USD$ 36,3 bilhões até 2030. Um filão de mercado que não dá pra ficar fora, né? Entretanto, por enquanto, a Taco Bell disponibilizou o novo produto apenas em três unidades nos Estados, que são Nova York, Hollywood e Orlando!
RÁPIDAS & BOAS
O Programa InnoChallenge da Ambev está com as inscrições abertas até quinta-feira (29/6) para startups que queiram solucionar desafios relacionados aos temas Impacto Social, Regulamentação, Serviços para Pontos de Vendas e Projetos de Investimentos Industriais. As startups selecionadas irão participar do Pitch Day. O edital está disponível no link (https://l1nk.dev/B1rHs).
*****************************************
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), disponibilizou o edital de seleção para empresas que irão ocupar os galpões situados no Distrito de Micro e Pequenas Empresas de Manaus (Dimicro). Os interessados devem apresentar as documentações exigidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, até a sexta-feira (30/6), na sede do órgão, localizada na Rua Rio Jamary, bairro Nossa Senhora das Graças. Segue o link para acessar o edital (https://l1nk.dev/d91Ek).
*****************************************
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Embrapa Florestas e o Grupo Malinovski, realiza chamada de startups para compor o portfólio Forest Startup Conecta. As inscrições, que são gratuitas, estão abertas até a sexta-feira (30/6) e podem ser feitas através do endereço eletrônico (https://encr.pw/tQfGs).
*****************************************
Na sexta-feira (30/6) irá ocorrer a Feira de Tecnologia e Inovação da Fundação e Faculdade Matias Machline (FMM). Serão apresentados cerca de 90 projetos de iniciação científica dos estudantes finalistas do curso técnico médio e dos alunos das graduações de engenharias. O evento é gratuito e será das 10h às 18h, na sede da instituição, localizada na Avenida João Gonçalves de Souza, nº 916 – Distrito Industrial.