O ano de 2026 promete ser movimentado para os fãs de literatura e audiovisual brasileiro. Diversas obras nacionais de sucesso estão prestes a ganhar novas versões no cinema e no streaming, com produções que vão do drama social ao romance jovem, passando por suspense, fantasia e histórias intimistas.
A seguir, reunimos algumas das principais adaptações literárias brasileiras já confirmadas para estrear ao longo do ano.
Confira a lista de lançamentos:
1. “Quarto de Despejo”
Um filme sobre o livro de Carolina Maria de Jesus, de 1960, está em produção. Dirigido por Jeferson De e estrelado por Maria Gal como a escritora, as filmagens estão sendo gravadas no Rio de Janeiro e previsão de lançamento ainda não esta definida.
Destacando a luta de Carolina na favela, a desigualdade social e o racismo, a produção conta com participação de Fábio Assunção, Raphael Logam, Thawan Lucas, Clayton Nascimento, Caio Manhente e participação especial de Conceição Evaristo, Vera Eunice de Jesus (filha de Carolina Maria de Jesus) e Itamar Vieira Junior.
2. “Véspera”
Uma série de oito episódios baseada no best-seller da escritora Carla Madeira, é uma produção original da plataforma HBO Max com lançamento previsto para 2026.
Elenco inclui Bruna Marquezine, Gabriel Leone e Camila Márdila. A adaptação é assinada por Ângela Chaves e Mariana Torres, com direção geral de Joana Jabace e conta a história de duas linhas temporais que culminam no dia em que Vedina abandona seu filho de cinco anos em uma calçada.
A trama explora a complexa rivalidade entre os irmãos Caim e Abel, as heranças emocionais de uma família marcada por segredos e a “vesperança” de tragédias anunciadas.
3. “Quinze Dias”
Filme baseado no best-seller de Vitor Martins, tem estreia confirmada nos cinemas brasileiros para 2026.
Elenco confirmado com Débora Falabella, Olivia Araújo, Mariana Santos, Silvio Guindane, Mika Soeiro, Bel Moreira, Fernando Caruso, Augusto Madeira, Márcio Vito, João Gabriel Chaseliov, João Gabriel Marinho e Victor Galisteu.
A trama acompanha Felipe, um adolescente inseguro que planejava passar as férias escolares isolado em seu quarto assistindo a séries. Seus planos mudam drasticamente quando sua mãe avisa que o vizinho Caio, seu colega de infância e paixão platônica.
Ele passará quinze dias hospedado em sua casa enquanto os pais dele viajam. A convivência forçada obriga Felipe a lidar com suas inseguranças e sentimentos mal resolvidos.
4. “Encontrada 2”
O filme “Encontrada” (sequência de “Perdida”), baseado na obra de Carina Rissi, está com lançamento previsto para 2026.
Diferente do primeiro filme, que estreou inicialmente nos cinemas, a continuação é uma produção original para o streaming e deve chegar diretamente ao catálogo do Disney+.
Conta com Giovanna Grigio, Bruno Montaleone, Emanuelle Araújo, César Mello, Ícaro Silva, Simone Spoladore, Nathália Falcão, Bia Arantes, Emira Sophia, Sérgio Malheiros, Luciana Paes, Lucinha Lins e Helio de La Peña
Agora, no novo filme, Sofia retorna ao século XIX pronta para viver seu “felizes para sempre” ao lado de Ian. Com a ajuda de sua cunhada, Elisa, ela organiza os preparativos do casamento, tentando seguir as tradições da época, embora esbarre em detalhes complicados, como a cerimônia ser em latim, língua que ela não domina.
5. “As desvantagens de morrer depois de você”
O livro de Fernanda Castro de Lima ganhará adaptação em filme nos cinemas em 2026 com Any Gabrielly, Giulia Be, Daniel Rangel, Paulo Lessa, Sheron Menezzes e Pamela Germano.
A trama acompanha uma reviravolta quando uma mentira inocente resulta em um grave acidente de carro envolvendo Júlia.
Antes de passar por uma cirurgia de alto risco, ela deixa para a amiga um presente de despedida: dez cartas, cada uma contendo um desafio diferente que Gabi deve cumprir caso ela não sobreviva.
6. “Quando ela desaparecer”
Uma série no Globoplay está prevista para estrear em 2026 com adaptação do livro de Victor Bonini.
Conta com o elenco de Klara Castanho, Lisiane Muniz, Ravel Cabral, Gi Fernandes, Cássio Gabus Mendes, Hermila Guedes, Bruna Carvalho, Nanda Costa, Caio Manhente, Giovanna Rispoli, entre outros
A história foca no desaparecimento misterioso de Kika, uma jovem de 16 anos, durante uma excursão escolar. Há dois meses desaparecida, não restam dúvidas de que esteja morta.
Rastros de sangue e um colar arrancado são as únicas pistas. Pressionados, os policiais estão desesperados por respostas, mas ninguém na longa lista de suspeitos parece ter forte motivação para cometer um crime.
Até que o caso vira de cabeça para baixo e segredos muito bem enterrados emergem para revelar o lado cruel de um lugar aparentemente tranquilo.
7. “No jardim do Ogro”
Da renomada autora franco-marroquina Leïla Slimani, a obra está sendo adaptada para um longa-metragem Original Globoplay com previsão de lançamento para 2026.
A história acompanha Adèle (chamada de Júlia na versão brasileira), uma jornalista que aparentemente leva uma vida perfeita em Paris com seu marido médico e seu filho pequeno.
Por trás dessa fachada, ela vive uma compulsão sexual insaciável, buscando encontros anônimos e perigosos para escapar do tédio e da alienação de sua existência cotidiana.
Até o momento apenas a atriz Alice Braga foi confirmada como a estrela do filme.

