O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” venceu mais um prêmio neste domingo (12). O longa foi escolhido pelo júri como melhor filme internacional no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs.
Para os jurados, o filme foi escolhido por “transmitir o horror da ditadura a partir da perspectiva íntima de uma mãe que defende não apenas a sua família de cinco pessoas, mas a sua dignidade. Evocando a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama, o diretor Walter Salles captura um momento crítico da história com detalhes escrupulosos e convincentes”.
Os críticos, Brian D. Johnson, Marcelo Janot e Paola Caseslla faziam parte do júri.
Na semana passada, o filme não levou o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira do Globo de Ouro 2025, mas Fernanda Torres fez história ao ser a primeira brasileira a vencer na categoria de Melhor Atriz.
A premiação fez o número de espectadores aumentar em todo o país. Segundo os dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine), a procura pelo filme aumentou consideravelmente, resultando em 17 mil ingressos vendidos, após o reconhecimento.
A Ancine registrou o lançamento de 200 títulos nacionais em 2023, um aumento de 24% em relação ao ano anterior.
No total, os filmes brasileiros atraíram 12,5 milhões de espectadores.
A infraestrutura de exibição também apresentou melhorias, com 3.509 salas de cinema em operação no país.
Cidades menores ganharam mais salas e horários de exibição, indicando uma expansão do acesso ao cinema nacional.
O reconhecimento internacional de “Ainda Estou Aqui” não apenas celebra o talento de Fernanda Torres, mas também destaca a qualidade e o potencial do cinema brasileiro, incentivando um maior interesse do público nas produções nacionais.