Aos 84 anos, Antonio Pitanga será o grande homenageado da 26ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris – marcado entre os dias 26 de março e 2 de abril.
Essa será a primeira homenagem no exterior que o ator recebe. Vale dizer que neste ano, Antonio Pitanga também volta à direção de cinema com o longa “Malês”, depois de um intervalo de 45 anos desde o seu primeiro filme, intitulado de “Na Boca do Mundo” (1978).
Com mais de 70 filmes em seu currículo, o artista irá rever a produção estrelada por ele e por Norma Bengell no tradicional L’Arlequin – cinema de rua modernista em Saint-Germain, sede do festival.
Para celebrar a carreira do brasileiro, Katia Adler, responsável pela direção e curadoria do evento, programou uma seleção de filmes dedicada ao ator.
Por lá, serão exibidos títulos em que ele integrou o elenco como “Casa de Antiguidades”, “Nosso Sonho”, “Barravento”, “Ganga Zumba” e “Pitanga, o Documentário”. Além disso, Flávio R. Tambellini, produtor de seu novo longa, pretende exibir um trecho da produção em primeira mão.
Segundo Katia Adler, o cartaz oficial do festival simboliza a resistência cultural.
“A luta e a resistência dos pretos no Brasil, do nosso audiovisual que agora vive uma retomada, e do próprio festival, que resiste há tantos anos. E a imagem da película que envolve o punho é cinema na veia, o que nos move”, afirma.
Festival de Cinema Brasileiro de Paris
O Festival de Cinema Brasileiro de Paris é a principal vitrine da cultura brasileira na Europa e todo ano reúne mais de cinco mil pessoas para celebrar o audiovisual brasileiro na capital francesa.
Realizado pela Jangada, o evento exibe uma seleção das melhores produções do cinema nacional, entre ficções e documentários, além de realizar workshops e debates sobre os filmes apresentados com a presença dos criadores.
Fonte: CNN