Manaus (AM) – A exposição “Construção de Identidade”, que ofertou aulas gratuitas de desenho ao público das zonas Norte e Leste de Manaus, ocorrerá nesta quarta-feira (24).
O evento acontece no Centro de Convivência da Família (CDC) Padre Vignolia, localizado no bairro Cidade Nova, a partir das 16h, e reúne obras dos artistas que participaram dos três dias de oficinas e retratam suas próprias identidades e construções. Durante o evento, o público poderá conhecer um acervo variado, com obras que representam a construção da identidade dos artistas.
A artista Nalude Cardoso, de 22 anos, que participou da oficina, conta que iniciativas como esta são essenciais para estudar técnicas variadas. Além disso, Nalude explicou sobre a obra de sua autoria que compõe a exposição.
“Durante a oficina, o que me marcou foi o momento de utilizar os itens, priorizei a pintura e aprendi algumas técnicas de como pincelar melhor, de como uniformizar a tintura, juntando os tons. Para a exposição, produzi meu autorretrato, em que o verde que predomina está muito ligado à floresta”, destacou a artista.
No evento serão entregues ainda os certificados dos desenhistas, assim como um ‘pack’ de adesivos de obras expostas.
Com uma turma inclusiva e diversa, a adolescente Alicia Dandara, de 12 anos, destaca que o projeto vai além das técnicas.
“A oficina foi muito boa, aprendi várias coisas. Por exemplo, não sabia que eu poderia fazer camadas. Em relação à aquarela, mesmo não utilizando a técnica, aprendi que existem vários tipos, e não somente um como eu imaginei. A partir de agora, quero aprender mais e mais sobre desenho. Além das técnicas, conheci pessoas e fiz amizades”, relatou Alicia.
Com a possibilidade de instigar reflexões, provocar emoções e estimular a criatividade, no projeto a arte torna-se uma poderosa forma de intervenção social e permite expressar ideias, denunciar injustiças e sensibilizar o público sobre questões importantes.
Afastada da prática do desenho, Ane Sampaio viu no projeto a oportunidade de voltar à arte e pontuou ainda a importância de descentralizar as atividades artísticas da cidade.
“O projeto despertou e aflorou as minhas questões artísticas, é muito importante ter incentivo dentro da própria comunidade, porque às vezes essas atividades ficam distanciadas dos bairros e acabam se concentrando apenas no Centro de Manaus, logo, essas atividades ajudam a difundir mais a arte, tornando-a mais acessível”, completou Ane.
Sobre o projeto
Criada e executado pela Pedra de Fogo Produções, o projeto tem como intuito potencializar os artistas de periferia, bem como gerar capacitação e lazer para estas áreas em vulnerabilidade social. O projeto “Construção de Identidade” realizou nos dias 15, 17, 19 de maio oficinas de desenho com duração de 2h.
O projeto dividiu os participantes em duas classes no Centro de Convivência da Família (CDC) Teonízia Lobo, localizado no bairro Amazonino Mendes (Mutirão), para melhor desenvolver os conteúdos programáticos. As turmas diferenciaram-se por faixa etária, ficando dividida entre a turma 1, juvenil (de 12 a 17 anos), no horário de 14h as 16h, enquanto a turma 2, adulto (a partir dos 18 anos), das 16h às 18h.
As aulas foram ministradas pelos artistas visuais Eber Pirangy e Elora Dark, e tiveram a produção e coordenação de Isis.
As oficinas encerraram na última sexta-feira (19), com uma atividade cultural para os participantes que contou com a participação do Zulu Dj MC Fino.
Este projeto foi contemplado pelo edital MANAUS FAZ CULTURA 2022, da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante do município.
A iniciativa teve o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas e da Secretaria Estadual de Assistência Social – Seas.
Pedra de Fogo
A Pedra de Fogo é produtora de projetos independentes voltados aos segmentos artísticos e de formação. Desde 2019, já produziu atividades, como “Bemdito sião: cultura e empoderamento na escola” e a série “Recabanos”, indicada ao Prêmio Mapyngua Nerd nas categorias melhor roteiro e colorista em sua HQ de estreia.
*Com informações da assessoria