No Met Gala de 2026, o Metropolitan Museum of Art celebrará sua exposição de primavera do Costume Institute, intitulada “Costume Art” — e as coanfitriãs do evento serão grandes nomes dos mundos do entretenimento, do esporte e, claro, da moda: Beyoncé, Nicole Kidman, Venus Williams e Anna Wintour.
O evento desta primavera marcará o retorno de Beyoncé ao Met Gala após uma década — sua última aparição foi em 2016, quando compareceu ao baile “Manus x Machina” vestindo um modelo Givenchy de alta-costura. Kidman e Williams, por sua vez, têm marcado presença regularmente ao longo dos anos, inclusive no baile “Superfine, Tailoring Black Style” em maio deste ano. (Na ocasião, Kidman usou um vestido escultural de inspiração vintage da Balenciaga, enquanto Williams optou por uma saia de tênis, camisa polo e capa personalizadas da Lacoste.)
Além das co-presidentes, Anthony Vaccarello e Zoë Kravitz também farão parte do Comitê de Anfitriões do Met Gala 2026. O comitê contará ainda com a participação de diversas personalidades como Sabrina Carpenter, Doja Cat, Gwendoline Christie, Alex Consani, Misty Copeland, Elizabeth Debicki e mais. Em breve, saberemos novos membros do comitê.
Detalhes da exposição
A exposição “Costume Art”, sob a curadoria de Andrew Bolton, irá investigar a relação entre as vestimentas e o corpo que as sustenta. No entanto, a mostra terá categorias temáticas que vão desde o Corpo Nu até o Corpo Gestante e o Corpo Envelhecido. Obras e trajes da vasta coleção do Met estarão em exibição, abrangendo peças históricas e contemporâneas oriundas do Instituto de Vestuário. Aliás, esta será também a primeira exposição a ocorrer nas novas Galerias Condé M. Nast do museu.
Ademais, Bolton comentou sobre sua visão para a exposição: “Eu quis focar na centralidade do corpo vestido dentro do museu, conectando representações artísticas do corpo com a moda como uma forma de arte incorporada. Em vez de priorizar a visualidade da moda, que muitas vezes desconsidera o aspecto corpóreo, ‘Costume Art’ privilegia sua materialidade e a conexão indissolúvel entre nossos corpos e as roupas que vestimos”.
Anualmente, o Met Gala desempenha um papel fundamental como um evento de arrecadação para o museu, com os recursos obtidos beneficiando as exposições, publicações, aquisições e operações do Instituto de Vestuário. Enttretanto, a exposição “Costume Art” estará aberta ao público de 10 de maio de 2026 até 10 de janeiro de 2027. Por fim, o código de vestimenta formal para a noite ainda é um mistério, segundo a Vogue US.

