A campanha “Acolhendo Histórias” da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), inicia na próxima segunda-feira (19) com o lema “Leia, doe, transforme”. A ação promovida pelo Centro de Documentação e Memória (CDM) do IOA busca arrecadar livros em bom estado para a segunda edição do projeto “Compartilhando Histórias”.
Os livros arrecadados durante a ação serão catalogados e separados por gênero literário. As doações podem ser feitas diretamente no CDM, na sede da Imprensa Oficial (rua Doutor Machado, 86, Centro) de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto em feriados e pontos facultativos.
Para o diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr. projetos como este devem continuar na história, contribuindo para a disseminação do conhecimento.
“A Imprensa Oficial é uma autarquia estadual que guarda a história do Amazonas em seu Centro de Documentação e Memória. Realizar este projeto em vistas da segunda edição do ‘Compartilhando Histórias’ é uma satisfação, pois, contribuímos para que o conhecimento e a história se espalhem pela cidade”, reforçou o diretor-presidente.
Leia mais: https://vanguardadonorte.com.br/cultura/amazon-poranga-fashion-promove-oficina-de-grafismo-indigena/
A campanha, segundo a bibliotecária do CDM, Kerolay Trindade, é uma oportunidade para a população do Amazonas contribuir para a preservação e desenvolvimento da cultura e educação local.
“O projeto tem grande importância porque as próprias pessoas amazonenses, a sociedade, podem contribuir para a nossa valorização cultural e educacional. Os livros que não são mais usados, podem ser repassados para o próximo”, disse a bibliotecária.
Primeira edição
A primeira edição do “Compartilhando Histórias” aconteceu entre 21 e 23 de abril de 2022, no Shopping Grande Circular (zona Leste). Nos três dias de evento foram distribuídos um total de 1.368 livros para 459 visitantes, ultrapassando a quantidade inicialmente disponível de 1.264 obras.
A campanha tinha como objetivo distribuir gratuitamente à população obras literárias que faziam parte do acervo bibliográfico da Imprensa Oficial e que, por estarem em boas condições de uso, podiam ser oferecidas à sociedade.
Acervo da IOA
O acervo da Imprensa Oficial é um patrimônio público, que faz parte do Centro de Documentação e Memória da autarquia, e conta a história da Administração Pública por meio de seus atos publicados e materiais bibliográficos custodiados, onde a organização, guarda e a conservação desses materiais garantem, além do acesso, um outro direito: o direito à memória.
Na biblioteca da autarquia, encontram-se materiais bibliográficos como enciclopédias, coleções jurídicas, literários regionais e nacionais como obras de Alencar e Silva, Gaitano Antonaccio e Mário Ypiranga Monteiro, bem como, um espaço dedicado à guarda de obras raras de autores renomados como Érico Veríssimo e Jorge Amado.
*com informações da assessoria