O Cineteatro Guarany exibirá gratuitamente, no sábado (19), o filme “Clube da Esquina: Os Sonhos não Envelhecem”, às 18h30. Por meio do projeto Cinepalco, o Cineclube de Arte apresenta o longa-metragem que conta a história do grupo de artistas mineiros do qual fazia parte o cantor Milton Nascimento. A classificação indicativa da obra é 16 anos.
O filme exibido pelo Cineclube de Arte, dirigido por Dennis Carvalho, relembra o surgimento do Clube da Esquina, um grupo de músicos, compositores e letristas, surgido na década de 1960, em Belo Horizonte.
A história retrata o sonho do grupo de jovens de Minas Gerais – entre eles Milton Nascimento – que almejava transformar o mundo por meio da música.
Leia também: Semana do Patrimônio Histórico e Cultural inicia no Palacete Provincial
Projeto Cinepalco
A exibição foi trazida ao Cineclube de Arte por intermédio do Projeto Cinepalco, idealizado pelo Cine Experience, iniciativa que leva para todo o Brasil, por meio dos cinemas, os grandes espetáculos, teatrais e musicais.
O objetivo é levar esta arte para públicos que não possuem acesso a essa forma de cultura. Espetáculos para a geral Para Dennis Carvalho, diretor do filme musical, o “teatro na tela” é uma ferramenta que facilita o alcance dos espetáculos para a população geral.
“É uma honra poder eternizar e dirigir este espetáculo que será exibido gratuitamente no Brasil. É uma experiência nova, aos 74 anos, em um momento especial da minha vida e carreira”, completa.
Acesso à cultura
O Cineclube de Arte é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de fomentar o acesso à cultura e ao cinema no estado do Amazonas.
A obra
“Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem”, de 2021, se baseia no livro de Márcio Borges e celebra os 50 anos do disco que foi lançado em LP em 1972 como álbum duplo. A obra foi eleita recentemente a melhor já produzida pela música popular brasileira.
No elenco Thiago Barbosa faz Milton Nascimento. Cadu Libonati está no papel de Lô Borges, Léo Bahia como Marilton Borges, Rômulo Weber como Márcio Borges, Marya Bravo como Maricota Borges, Rafael de Castro como Salomão Borges, Daniel Haidar como Fernando Brant, Tom Karabachian como Beto Guedes, Victor Novello como Wagner Tiso, Oscar Fabião como Toninho Horta, Elá Marinho como Elis Regina, Eline Porto como Duca Leal, Ana Elisa Schumacher como Jeanne Moreau e Gabriel Lara como Ronaldo Bastos.
O filme é uma produção da Buenos Dias em parceria com a MRG Projetos e Grupo Prisma. A direção residente e assistente é de Thiago Marinho, a direção musical é de Alexandre Kassin, a preparação vocal de Claudia Elizeu, a direção de elenco de Vanessa Veiga, figurinos de Marilia Carneiro e o desenho de luz de Maneco Quinderé, que assina também a codireção.
*Edição: Artur Mamede. com informações da assessoria